Cafés especiais, queijos e goiabas produzidos em Linhares são apresentados a empresários locais

Os visitantes degustaram os cafés especiais, queijos e goiabas produzidos no distrito de São Rafael. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi.

Além do consolidado polo de uva, a rota do agroturismo no distrito de São Rafael ganhou um novo atrativo: a visitação à produção de cafés especiais. Empresários, membros da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL), estiveram na comunidade de Dr. Jones, onde foram recepcionados para conhecerem as linhas de cafés especiais tipicamente linharense, participantes do Programa Linhares Coffee, e entender como se dá o processo de produção da bebida comercializada. O encontro aconteceu na última sexta-feira (23).

A primeira parada da comitiva foi na Queijaria Borges, localizada em Córrego Dr. Jones, dos proprietários Valdelice Pompermazer de Aguiar e Luizmar Borges de Aguiar, que apresentaram o processo de fabricação do queijo. Os visitantes ainda puderam provar das goiabas colhidas do polo da fruta da propriedade de Carlos Alberto Trevizani, que exaltou as qualidades das goiabas produzidas em solo linharense e já são comercializadas no mercado consumidor.

Aliás, vale destacar que a empresa que produz queijos é uma das registradas no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, que regulariza a comercialização de produtos de origem animal dentro do território linharense.

Na sequência, seguiram para o Sítio Lagoa Terra Alta, na propriedade de Robson Reis, onde foram recepcionados e puderam degustar os cafés produzidos pelos participantes do Programa Linhares Coffee. Os cafés especiais também foram comercializados.

O médico cardiologista Dario Santucci, que integra a Adel, comentou sua percepção ao degustar os cafés que vem ganhando espaço na mesa do linharense. “Fui surpreendido pelo passeio e pela experiência de degustar o café. É um produto que está tão presente no nosso dia a dia que não pensamos muito sobre. Mas há um universo e sabores e formas de produção a serem conhecidos. É uma experiência que vale a pena. A região é linda e a receptividade dos agricultores é fantástica”, comentou.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, a Prefeitura de Linhares tem incentivado, além da produção de cafés de qualidade, práticas sustentáveis e atividades de diversificação da produção.

“O município tem condições propícias para o trabalho com cafés especiais, cuja qualidade já tem sido atestada em âmbito estadual e nacional. Atrelada a essa atividade, orientamos a adoção de práticas sustentáveis na agricultura e incentivamos a diversificação da produção, com destaque para a fruticultura, e, mais recentementem o agroturismo”, informou Franco.

“O propósito é estimular o consumidor identificar a origem, as pontuações, as técnicas de produção, as nuances que diferenciam um produto do outro e as formas de preparo. Queremos criar um grupo de pessoas apaixonadas capazes de levar a cultura do café, indicar o nosso trabalho e, com isso, concorrer a momentos especiais, como conhecer as propriedades onde eles são produzidos”, completa o produtor Robson Reis, que já comercializa o rótulo.

Os rótulos já são vendidos em dois formatos: em grãos para cafeterias, e torrado/moído para o consumidor final. São eles: Café Especial Duda Coffee, Peruchi Coffee, Café Pai e Filho, Café Recanto do Conilon, Café Sítio Lagoa Terra Alta e Café Flor de Liz.