156: linha exclusiva da Central de Ambulâncias já está em funcionamento no novo endereço

O caso já foi registrado na Polícia Militar e será investigado; população pode denunciar no 153 e no 190

O telefone 156 funciona 24 horas. Foto: Secom/Felipe Reis.

Depois de registrar incêndio em áreas de preservação, as equipes da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam) registraram na tarde desta quarta-feira (21) o furto de mourões de madeira que são utilizados para o cercamento de áreas protegidas ambientalmente e que integram o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O furto foi identificado em diversos pontos de áreas de vegetação no balneário.

A Polícia Militar foi acionada e esteve no local junto à equipe da secretaria de meio ambiente. Um Boletim Unificado foi oficializado e o caso já é investigado pela polícia. A bióloga da secretaria municipal de Meio Ambiente, Paula Durão Gama, destaca que a população tem papel fundamental para denunciar casos de furtos e degradação de áreas protegidas, e de ser parceira do Município na proteção do meio ambiente.

Ela ressalta que todas as áreas cobertas por vegetação de restinga estão cercadas e só na faixa de praia são 5 quilômetros de cerca que tem como objetivo ordenar as ocupações humanas para garantir a proteção da vegetação nativa, que está sendo restaurada.

Com isso essa ação também requer um esforço coletivo para termos resultados efetivos. Por isso, pedimos às pessoas para que respeitem os limites e não destruam o cercamento. É fundamental que os moradores e turistas nos ajudem a denunciar casos de furto, desmatamento e queimadas em áreas protegidas que estão identificadas”, solicita.

Danos e denúncias

A recuperação ambiental faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela Semam. E o projeto de cercamento de restinga e instalação de placas é de suma importância para recuperação da orla e das áreas verdes do Pontal do Ipiranga. Portanto, a secretaria conta com o apoio de todos para a conservação dos equipamentos.

Denúncias de vandalismo ou crimes ambientais podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura de Linhares, através do telefone (27) 3372 2067 ou e-mail: semam@linhares.es.gov.br