Profissionais da Educação Infantil de Linhares participam de seminário sobre aprendizagem na primeira infância

Professores, pedagogos, diretores e monitores da Educação Infantil da rede municipal de Linhares, além de acadêmicos do Colegiado de Pedagogia, participaram nesta terça-feira (13), do seminário “O Brincar Heurístico com Bebês e Crianças Bem Pequenas na Rede Municipal de Ensino de Linhares”. Na ocasião, os profissionais dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas realizadas em sala de aula com o Brincar Heurístico, uma parceria da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) e a Secretaria Municipal de Educação.

A coordenadora de Educação Infantil do Município, Marcela Ruy Santana, explicou que durante quatro meses o Núcleo de Práticas Pedagógicas (Nupped) da Faceli, mediada pelas professoras organizadoras Márcia Perini Valle e Valeria Vieira dos Santos, e por profissionais da Secretaria de Educação, desenvolveram oficinas acerca da abordagem do Brincar Heurístico, cujas sessões foram implementadas nas rotinas de práticas pedagógicas com bebês e crianças bem pequenas nas salas de aula.

“O Brincar Heurístico é uma nova abordagem para o trabalho com os bebês e as crianças bem pequenas e trata-se de uma forma diferenciada de organizar as atividades diárias oferecidas para as crianças na primeira infância”, disse a coordenadora.

Euzinéia da Silva Santana Barbosa, diretora do Ceim Giovani Paulo Salvador Meira, no bairro Canivete, frisou que a formação veio para despertar novas práticas pedagógicas e ainda mais significativas desenvolvidas com crianças da faixa etária entre 1 e 2 anos.

“Durante a formação pudemos observar, na prática, com as sessões do Brincar Heurístico aplicadas pelos professores, o envolvimento das crianças e como todos os demais conteúdos agregaram ainda mais valor na vida da criança e no relacionamento uns com os outros. O que vemos nessa experiência inovadora é que a criança traz uma bagagem de vivências do seio familiar e, por meio do que foi orientado durante as oficinas, a criança conseguiu demonstrar o conhecimento adquirido. A formação nos direcionou, enquanto escola e professor, a conhecer as habilidades que a criança traz consigo para aprimorá-las na primeira infância”, frisou a diretora.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, esteve presente no seminário e destacou a importância da formação.

“Agradecemos a parceria com a Faceli, por meio do Nupped, e aos profissionais dos Ceims por todo empenho e dedicação. Esperamos que mais escolas se engajem nesse processo que muito contribuiu, nesta etapa que culminou com o seminário, na aprendizagem na primeira infância com foco na abordagem do Brincar Heurístico”, pontuou a secretária.