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Prefeito Bruno participa de lançamento de guia criado por estudantes do Elza Roni para valorizar pontos turísticos de Linhares

O prefeito Bruno Marianelli prestigiou a manhã de autógrafos do lançamento do guia que revelou um novo olhar sobre os pontos turísticos de Linhares. Fotos: Secom/Kevin Fracaloissi.

O que você sabe sobre os pontos turísticos da cidade de Linhares? Para divulgar as belezas naturais e a história cultural do Município, os estudantes do 6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emef Elza Roni Scarpati, no bairro Lagoa do Meio, resolveram criar o Guia ‘Um Novo Olhar Sobre os Pontos Turísticos de Linhares”. O trabalho está alinhado à disciplina de História ministrada pela professora Sirlâne Cupertino com o auxílio da pedagoga Deise Maura e da diretora da unidade de ensino, Mayara Vetoraci Viana.

Nesta quarta-feira, dia 14, o prefeito Bruno Marianelli, participou de uma manhã de autógrafos para o lançamento do guia que contou com a presença dos pais dos estudantes, que estavam bastante felizes com a presença do prefeito neste momento especial de culminância do projeto que fez parte das comemorações dos 222 anos de fundação de Linhares e também ao projeto de leitura e escrita que é desenvolvido na escola.

Cada estudante produziu o seu próprio guia com página de rosto, dedicatória, ilustrações e as impressões pessoais sobre os pontos turísticos visitados: Linha Verde, Igreja Matriz, Praça Nestor Gomes, Rua da Conceição, Casarão da Família Calmon,Praça 22 de Agosto, Cais do Porto do Rio Doce, Mirante da Praça 22 de Agosto, Praça Regis Bittencourt e Ponte Joaquim Calmon.

Enzo Calombé da Silva, de 12 anos, fez questão de autografar o seu guia para o prefeito Bruno Marianelli.

“A gente deu início ao projeto para as pessoas ficarem mais curiosas, visitarem mais os pontos [turísticos] e conhecerem nossa história, porque ela é linda e nós queremos mostrar isso para todo mundo”, conta  Enzo Calombé da Silva, de 12 anos, que fez uma dedicatória do seu guia para o prefeito Bruno.

O guia é, basicamente, um livro que contém todas as informações sobre os pontos históricos, o que pode servir tanto para os que visitam os locais, quanto para a comunidade. A diferença para outros guias é que este é produzido por estudantes que vivem ( na) em Linhares e fizeram questão de visitar e percorrer cada ponto turtístico para confeccionar o material.

O trabalho foi conduzido pela professora de História Sirlâne Cupertino.

“Nosso desejo era valorizar a história do nosso imaginário popular, as nossas raízes e, principalmente, os locais históricos”, destacou Sirlâne Cupertino, professora de História e orientadora do grupo, que conta que havia muitos espaços nunca antes visitados pelos estudantes.

O prefeito pontuou a importância do projeto para incentivar o hábito da escrita e da leitura.

Para o prefeito Bruno Marianelli o projeto desenvolve o aprendizado das crianças. “O sonho de todo professor é ver seus alunos realizarem trabalhos como esse. É muito importante desenvolver esse tipo de projeto que marca a história escolar das crianças e desperta o interesse dos estudantes sobre a história e as belezas da ( sia ) cidade, e, mais que isso, incentiva o hábito da leitura com iniciativas como essas”, disse o prefeito.

Mayara destacou a participação das famílias na construção do guia.

“Vendo o próprio texto publicado no livro a criança fica mais motivada a ler e escrever. Já notamos um interesse maior por parte de todos os alunos”, comentou a diretora da unidade de ensino, Mayara Vetoraci Viana.

Caminhando pela história

Uma das primeiras etapas da iniciativa foi realizar caminhadas pelas ruas da cidade e, assim, possibilitar momentos de escuta junto entre os alunos e moradores. Os meninos e meninas envolvidos na iniciativa também mergulharam em divers a s bibliografias, pesquisas em sites e mesclaram a pesquisa sobre os pontos turísticos do município até ouvindo as pessoas da localidade.

Segundo a professora, o processo de visita aos espaços e também as conversas junto à população possibilitaram aos alunos momentos mais vívidos, uma vez que tiveram que sair da sala de aula e interagir tanto com os espaços quanto com as pessoas.

“Eles tinham que ter o contato visual para saberem como escrever sobre sua própria história. Às vezes, a gente sabe [a nossa história] pelos livros, mas não tem o contato direto. O projeto influenciou muito na discussão de história e memória porque muitos daqueles alunos que estavam ali nunca tiveram a oportunidade de conhecer de perto as belezas naturais e culturais de Linhares”, explica.

Tatiana Casagrande Marinato estava toda orgulhosa ao receber o guia da filha Melissa.

Melissa Casagrande Marinato, tem 11 anos, e conta que o projeto permitiu que ela conhecesse ainda mais sobre a história da cidade. “Nós, habitantes de Linhares s , sabemos o básico, mas não com muita profundidade. Eu aprendi praticamente tudo e estou tentando repassar para todos que estejam interessados”, diz, orgulhosa.

Mas cenas de vandalismo, como os prédios históricos pichados, chamou a atenção da estudante. “Infelizmente a gente percebe que muitos moradores não sabem preservar os patrimônios culturais, as belezas naturais e os prédios públicos e cometem atos de vandalismo. É preciso ter consciência que tudo isso faz parte da nossa história”, destacou.

A mãe dela, Tatian e Casagrande Marinato, elogiou a iniciativa da unidade de ensino em conectar a escola da comunidade por meio de projetos que despertam o interesse cultural, histórico e turístico. “São elas, as as crianças e os adolescentes, que serão os multiplicadores das nossas belezas. Vou guardar com muito carinho para que esse guia chegue â s mãos dos meus netos”, disse.