Saee registra furto de cabos de energia elétrica da Estação Elevatória de Esgoto do Movelar

A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Linhares registrou na última quarta-feira (24) furto de cabos de energia elétrica da Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB), localizada na Avenida Pau Brasil, no bairro Movelar, que tem comprometido o lançamento do esgoto para a Estação de Tratamento da comunidade. Segundo a autarquia, somente neste mês de agosto, três EEEB foram alvos de criminosos e os prejuízos ultrapassam os R$ 70 mil.

De acordo com o diretor administrativo financeiro do Saae, Felipe Azeredo, foram roubados cerca de 30 metros de fios elétricos e os criminosos ainda quebraram o painel de energia que alimenta as duas bombas da EEEB. Segundo ele, a equipe já tomou todas as medidas cabíveis para  solucionar o problema o mais rápido possível.

“Esses atos criminosos trazem inúmeros prejuízos tanto para o funcionamento das estações elevatórias de esgoto, quanto para a população. Além do mau cheiro e deixar a unidade inoperante, pode fazer com que o esgoto passe a vazar no local, por não ter o sistema para o bombeamento funcionando”, explicou Felipe.

Conforme o Saae, a ocorrência foi registrada na 16ª Delegacia Regional de Linhares para os procedimentos cabíveis.

Crime contra o patrimônio

O furto de materiais e depredação das EEEB´s se enquadram no crime contra o patrimônio público, cuja pena varia de um a quatro anos de reclusão, além de o pagamento de multa, conforme o artigo 155 do Código Penal.

O crime pode ser denunciado através dos telefones 153 (Guarda Civil Municipal), 190 da Polícia Militar; no Plantão 24 horas da 16ª Delegacia Regional de Linhares, no (27) 3171 4955, ou diretamente com o Saae, no telefone (27) 2103-1311.