Alunos de escolas do campo são premiados pelo Programa de Educação Ambiental Campo Limpo 2022

Estudantes das escolas do campo EMPEIPEF Boa Esperança e Córrego Japira foram premiados pelo Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA) 2022, que teve como tema, nesta edição, “Minha atividade na logística reversa”. A iniciativa é do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), e envolveu os estudantes dos 4º e 5º anos de todas as escolas do campo da rede municipal de ensino de Linhares.

A cerimônia de premiação aconteceu durante o Dia Nacional do Campo Limpo, ocorrido na sede do InpEV, localizada na região do Rio Quartel. Na categoria redação, foram premiados os alunos dos 5º anos. Ana Júlia Faria, EMPEIPEF Boa Esperança garantiu o primeiro lugar, sendo orientada pela professora Ercília dos Santos Raymundo. A segunda colocada foi Maria Clara Lopes Chaga, da EMPEIPEF Córrego Japira, orientada pela professora Bianca da Penha Nascimento.

Na categoria Desenho, voltado aos alunos dos 4º anos, o primeiro lugar ficou com Nikolly Santana Cardoso, da EMPEIPEF Córrego Japira, e a professora Bianca da Penha Nascimento. A premiação do segundo lugar foi para Augusto Rocha Leopoldo, da EMPEIPEF Boa Esperança, com a professora Valdete Luiz Rodrigues Benedito. Os primeiros lugares ganharam bicicletas e os segundos receberam tablets como prêmios.

Nirvânia Schult Merçon, que faz parte da equipe pedagógica da Educação do Campo, informou que diversas atividades foram realizadas com os alunos com temas voltados ao campo e meio ambiente, por quase dois meses, dentro da temática “Minha atividade na logística reversa”.

“O Programa de Educação Ambiental Campo Limpo reconhece que o protagonismo do aluno em questões ambientais é uma competência a ser desenvolvida desde os primeiros anos de formação escolar. O programa busca oferecer aos professores textos de referência e sugestões de práticas para sala de aula que estimulem o aluno a buscar soluções sustentáveis na família, na escola e na comunidade, e que possam ser integradas ao conteúdo curricular regular”, disse a pedagoga, pontuando que foram trabalhadas as competências da BNCC nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Arte.

Redação 5º ano:

1º lugar: Ana Júlia Faria, da EMPEIPEF Boa Esperança –  professora Ercília dos Santos Raymundo;

2º lugar: Maria Clara Lopes Chaga, da EMPEIPEF Córrego Japira – professora Bianca da Penha Nascimento.

Desenho 4º ano:

1º lugar:  Nikolly Santana Cardoso, da EMPEIPEF Córrego Japira – professora Bianca da Penha Nascimento;

2º lugar:  Augusto Rocha Leopoldo, da EMPEIPEF Boa Esperança – professora Valdete Luiz Rodrigues Benedito.