Mais de 900 pessoas foram atendidas na Casa de Acolhida da Prefeitura de janeiro a julho de 2022

A Casa de Acolhida “Peregrino São Francisco de Assis”, mantida pela Prefeitura de Linhares, realiza diariamente os atendimentos aos migrantes e pessoas em situação de rua do município que são encaminhadas à entidade pela equipe de Abordagem Social da secretaria municipal de Assistência Social. Entre janeiro e julho deste ano, 920 pessoas receberam atendimento na instituição.

Desse total, 521 pessoas receberam passagens de retorno às suas cidades referências ou de origem que também foram fornecidas pela Prefeitura de Linhares; outras 11 foram inseridas no mercado de trabalho e outras 14 pessoas foram encaminhadas para centros terapêuticos.

A Casa oferece abrigo, alimentação, vestuário, transporte, assistência médica e hospitalar aos migrantes que passam por Linhares. Nesse período, foram recebidas pessoas dos municípios de São Mateus, Vila Velha, Serra, Vitória, Colatina, Jaguaré, Sooretama, Rio Bananal, Anchieta, Vila Valério, Guarapari, Barra de São Francisco, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Viana, entre outros, além dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Recife, Piauí, Distrito Federal, São Paulo, Rondônia; e de países como Argentina e Paraguai. 

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim, afirma que é de grande relevância o trabalho da Casa de Acolhida para o município de Linhares. “É um trabalho que vem beneficiar aos mais vulneráveis que vivem em situação de rua, vindos de municípios do nosso estado e de outros estados. Nosso objetivo em relação a este acolhimento é garantir um atendimento de qualidade e humanizado aos mais necessitados que precisam mudar de vida”, destacou a secretária.

“A Casa de Acolhida tem o objetivo de garantir os direitos do cidadão, levando-o a se reconhecer como sujeito de direitos e prioridade absoluta, resgatar a cidadania e buscar na rede de assistência socioassistencial mecanismos que venham coibir o impacto do abandono na vida dos que vivem em situação de rua”, explicou a assistente social Nubia Elizabete Dos Santos, que atua na Casa de Acolhida.

Casa de Acolhida

A Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis é mantida pela Prefeitura de Linhares e pela comunidade que faz doações à entidade. A Casa fica localizada na rodovia que liga Linhares a Rio Bananal, logo após a ponte sobre o Rio Pequeno. O telefone é o (27) 3371-1466.