‘Dia D’ da campanha de vacinação contra poliomielite será neste sábado, 20/8

11 unidades de saúde estarão abertas neste sábado (20), das 8 ás 13 horas. Foto: divulgação.

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizado neste sábado, 20/8. Para a mobilização, a Prefeitura de Linhares abrirá 11 unidades básicas de saúde, com atendimento ao público das 8h às 13h, sem precisar de agendamento. As vacinas em atraso também poderão ser atualizadas na caderneta dos pequenos.

As unidades que estarão abertas são: Araçá, Bebedouro, Canivete, BNH, São José, Centro, Interlagos (Caic), Interlagos 2, Jardim Laguna, Planalto e Unidade Sanitária de Linhares, que funciona no bairro Colina, no antigo Hospital Talma. 

A vacinação contra a poliomielite (também chamada de pólio ou paralisia infantil) tem como foco as crianças que têm acima de 1 ano e menores de cinco anos residentes em Linhares. A meta é alcançar 95% desse público.

Os papais, mamães e responsáveis que quiserem aproveitar a oportunidade para atualizar o cartão de vacinas contra a Covid-19 e Influenza (gripe) as equipes de vacinação estarão a postos. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, faz um apelo para que as famílias levem suas crianças aos postos de vacinação. “Estamos em um cenário de risco para a reintrodução de doenças que haviam sido eliminadas ou erradicadas e que estão voltando em razão da baixa cobertura vacinal”, alerta.

Ele frisa: “não vamos esperar que surja um caso de poliomielite em nossa cidade, para correr às unidades de saúde em busca da vacina, que está disponível todos os dias, o ano inteiro, em mais de 30 salas de vacina da rede pública”.

Vacinas disponíveis:

COVID-19

-Reforço (3⁰ dose) para adolescentes de 12 a 17 anos;

-2⁰ Reforço (4⁰ dose) Pessoas de 30 anos acima;

-2⁰Reforço (4⁰ dose) trabalhadores da saúde;

-Crianças de 6 a 11 anos 1ª e 2ª doses;

– População em geral com doses em atrasos;

INFLUENZA (GRIPE)

– População em geral a partir de um ano de idade.

POLIOMIELITE
-Crianças de 01 ano acima a menor de 5 anos.