Saúde reabastece estoque de fraldas para adultos e retoma distribuição nesta terça-feira (16)

Em Linhares, são em torno de 1.200 pacientes cadastrados que recebem fraldas e materiais de curativos pelo Plano de Cuidados das equipes das Unidades de Saúde. Fotos: Secom/Prefeitura de Linhares.

A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares reinicia nesta terça-feira (16) a dispensação de fraldas geriátricas descartáveis aos usuários cadastrados junto ao Plano de Cuidados dos pacientes referenciados na Atenção Primária à Saúde do Município (APS) – com a retomada da distribuição de fraldas tamanho M, G e XG adulto em todas as 35 unidades de saúde dos bairros e do interior.


O atraso na entrega se deu por causa da falta de insumos para a fabricação das fraldas em decorrência da Guerra da Rússia.


Em Linhares, são em torno de 1.200 pacientes cadastrados que recebem fraldas e materiais de curativos pelo Plano de Cuidados das equipes das Unidades de Saúde.


Nesta segunda-feira começarão a serem entregues as fraldas pelo fornecedor vencedor do processo licitatório, e no decorrer da semana todo o estoque será normalizado. O prazo para os pacientes receberem as fraldas acontece na primeira quinzena de cada mês, e com o quantitativo que começará a ser entregue amanhã, a dispensação aos pacientes do mês de agosto será normalizada.


“Temos trabalhado continuamente para garantir toda a assistência à saúde que o linharense precisa. E não mediremos esforços para buscar todas as medidas que assegurem que isso seja uma realidade para toda a população de Linhares”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Como receber as fraldas?


Atualmente há 819 adultos e 41 crianças cadastrados, em tratamento médico devido a patologias diversas e que têm perda involuntária da urina.
A indicação é feita por médico do SUS com o uso da CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças). Para participar do programa, o paciente tem que se cadastrar e passar por avaliação feita pela Equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro em que reside.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, uma vez aprovada a concessão do benefício, o cadastrado tem acesso a 120 unidades de fraldas por mês ou 04 trocas por dia.


O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Unidade Básica de Saúde do bairro em que reside.