Aulas de ginástica promovem saúde e qualidade de vida para idosos em Linhares

Com o objetivo de promover qualidade de vida, estimular a prática de exercícios físicos e garantir um envelhecimento saudável para os vovôs e vovós, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, está oferecendo aulas gratuitas de ginástica para a terceira idade no município. Atualmente, cerca de 300 idosos são atendidos pelas atividades.

Atualmente, cerca de 300 idosos são atendidos pelas atividades. Fotos: Kevyn Fracalossi.

Durante as aulas, os alunos participam de atividades de alongamento, mobilizações articulares, relaxamento e recreativas, além de exercícios aeróbicos e específicos para a terceira idade que ajudam a aumentar a resistência e a força muscular para o desempenho de tarefas comuns do dia a dia. As aulas acontecem em vários bairros do município e são acompanhadas por profissionais de Educação Física.

Dona Maria Iraci Capelini Fabres, de 76 anos, que participa das atividades na sede da Associação da Terceira Idade (Atil), no bairro Novo Horizonte, afirma que nunca mais sentiu dores no corpo depois que começou a participar das atividades. “Antes das aulas de ginástica, o meu corpo estava sempre dolorido. Agora me sinto mais disposta e sem dores para fazer as tarefas em casa. Só tenho a agradecer a Prefeitura pela iniciativa e por se preocupar em cuidar dos idosos na cidade”, agradeceu.

Dona Maria Iraci Capelini Fabres nunca mais sentiu dores no corpo depois que começou a participar das aulas de ginástica.

Já dona Amélia Denoni, de 75 anos, reforça que as aulas além de ajudar a cuidar da saúde, também ajudam promover cidadania entre os participantes. “Além de melhorar a autoestima, garantir mais qualidade de vida e saúde entre os alunos, as aulas de ginástica também é uma ferramenta importante para fortalecer os vínculos familiares e promover cidadania entre os mesmos. Aqui dentro é tudo de bom”, enfatizou a idosa que também participa das atividades na Atil.

Para dona Amélia Denoni as atividades ajudam a cuidar da saúde e promover cidadania.

“As aulas de ginástica ajudam desenvolver habilidades motoras que priorizem melhorias nas atividades da vida diária dos alunos, gerando melhor autonomia aos mesmos. Os treinos também contribuem para proporcionar melhorias do fortalecimento muscular, evitando maior perda de massa magra. Além disso, as atividades são fundamentais para trabalhar a capacidade cardiorespiratória, ajudando a controlar e combater doenças diversas”, explicou a educadora física da Prefeitura de Linhares, Geysilane Gobeti Petri.

Geysilane Gobeti Petri – educadora física da Prefeitura de Linhares.

“As aulas de ginástica para a terceira idade têm como objetivo promover melhora na saúde física e mental, promover maior socialização e independência nessa população, contribuindo na promoção da qualidade de vida. Além disso, as atividades visam incentivar a prática de um estilo de vida mais saudável, buscando a melhoria da saúde dos vovôs e vovós”, destacou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fabrício Lopes.

Como participar

Atualmente as aulas acontecem nos ginásios do Araçá, Linhares V, Juparanã, Jardim Laguna, além da academia ao ar livre do Movelar e da sede da Associação da Terceira Idade (Atil), no bairro Novo Horizonte, sempre de segunda a quinta-feira, pela manhã e à tarde, em diversos horários.

Os interessados podem fazer a inscrição no próprio local e precisam levar um atestado médico com liberação para a prática de atividade física.

Confira os locais onde acontecem as aulas:

Associação da Terceira Idade de Linhares – ATIL

Terça e quinta-feira a partir de 15h

Bairro Araçá – Ginásio José de Freitas

Segunda e quarta-feira a partir das 13h30min

Bairro Juparanã – Ginásio Theotonio Fraga

Terça e quinta-feira das 7h às 8h

Bairro Jardim Laguna – Ginásio Irineu Valani

Terça e quinta-feira 6h às 8h

Bairro Linhares V – Ginásio Poliesportivo Síngrid Karla de Castro Ribeiro

Terça e quinta-feira 8h às 9h e 17h às 18h

Bairro Movelar – Academia ao ar livre

Segunda e quinta-feira – 6h às 8h