Agosto Dourado: Linhares orienta mamães sobre a importância do aleitamento materno

Sexta-feira (5) tem Tenda da Saúde no Mercado Municipal, de 12 às 16h

Ninguém tem dúvida de que o vínculo entre a mãe e o filho estabelecido pelo aleitamento materno é importante para a criança. Para reforçar os debates sobre o tema, a Prefeitura de Linhares, por meio do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), setor da Secretaria de Saúde, realiza, esta semana, uma programação voltada ao “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Na segunda-feira (01), uma ação educativa, na Casa Rosa, marcou o início da programação. Pacientes da unidade que é referência na saúde da mulher em Linhares assistiram a uma minipalestra sobre o aleitamento materno com a enfermeira Nayra Dantas.

Nesta sexta-feira (5), será realizada uma ação no Mercado Municipal, no centro de Linhares, de 12 às 16 horas. Na Tenda da Saúde, profissionais de saúde vão oferecer orientações e demonstrações sobre a importância do aleitamento materno e distribuir panfletos educativos com informações sobre o assunto. Quem passar pela tenda também poderá aferir a pressão arterial e verificar a glicemia capilar.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, chama a atenção e ressalta a importância do aleitamento materno, já que este é o melhor alimento que os recém-nascidos podem receber até os dois anos de vida. Nos primeiros seis meses é recomendável, inclusive, que o leite da mãe seja o único alimento oferecido à criança.

“O leite da mamãe tem tudo que o bebê precisa, inclusive água, e é capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças de até cinco anos. O leite também protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, podendo reduzir também o risco de hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e obesidade”, explica a diretora.

Campanha Nacional de Amamentação 2022

A primeira semana de agosto é marcada como a Semana Mundial do Aleitamento Materno. O Ministério da Saúde lançou na segunda-feira (1º), a Campanha Nacional de Amamentação 2022, cujo tema é “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”.

Vale destacar que informação e apoio fazem mesmo a diferença e diminuem muito a desistência das mães em amamentar os seus bebês com leite materno. O leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o alimento de ouro para os bebês; daí a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê.