Complexos esportivos são alvos de vandalismo nos bairros Aviso e Três Barras

Importantes espaços para as práticas recreativas estão sendo alvos de constantes depredações em Linhares, apesar de todo trabalho de segurança e fiscalização empenhado pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Nesta semana, os complexos de esporte e lazer dos bairros Aviso e Três Barras sofreram diversas ações de vândalos. No bairro Aviso, cinco disjuntores foram colados, impedindo o acionamento do sistema de iluminação pública; enquanto no bairro Três Barras, banheiros foram pichados, áreas destelhadas, além de interruptores danificados e pontos de vazamento de água.

Pichação em banheiro localizado no complexo esportivo do bairro Três Barras. Foto: Semob/PML.

Conforme a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, os episódios, além de inviabilizar a utilização dos espaços, acarretam prejuízos financeiros aos cofres públicos devido à necessidade de manutenção constante dos equipamentos. Por isso, solicita a ajuda dos cidadãos na conservação dos espaços e que denunciem casos de vandalismo.

“O Município tem realizado grandes investimentos no campo do esporte e lazer, e esses episódios frequentes de vandalismo enfraquecem a prática coletiva nesses locais – o que geram transtornos aos moradores, além de consumir recursos públicos que são da própria comunidade. Por isso, pedimos a todos que ajudem o poder público a conservar esses espaços, que são patrimônios de todos, bem como denunciar crimes dessa natureza”, destaca o secretário de Esportes, Fabrício Lopes.

Denúncias

O Município pede aos cidadãos que denunciem casos de depredação e crimes contra o patrimônio público através dos telefones 153 (Guarda Civil Municipal), 190 da Polícia Militar; no Plantão 24 horas da 16ª Delegacia Regional de Linhares, no (27) 3171 4955, ou diretamente com a Secretaria de Esporte e Lazer, no telefone (27) 3372 2055.

A depredação a complexos esportivos se enquadra no crime contra o patrimônio público, cuja pena varia de seis meses a três anos de detenção, além de o pagamento de multa, conforme o artigo 163 do Código Penal.