Brasil Ride: Linhares vai sediar etapa nacional de ciclismo neste fim de semana

A maior prova de Mountain Bike (MTB) do estado do Espírito Santo vai desembarcar em Linhares no próximo domingo, dia 31 de julho. Trata-se da etapa do Warp Up realizada pela Brasil Ride principal agência do País na realização de eventos de ciclismo. Ao todo, cerca de 670 ciclistas de 97 cidades brasileiras estarão na disputa do Warm Up Linhares.

Ao todo, cerca de 670 ciclistas de 97 cidades brasileiras estarão na disputa do Warm Up Linhares. Foto: Felipe Reis.

De acordo com o Fundador da Brasil Ride, Mario Roma, em 2019, Linhares recebeu pela primeira vez o evento e foi um sucesso. Segundo ele, retornar nesta cidade capixaba com maior número de lagoas da América Latina e ser uma das cidades com maior resquício de Mata Atlântica da região sudeste traz boas expectativas para que a prova seja ainda melhor.

“Considerada capital estadual do empreendedorismo atrai recursos de diversos segmentos da economia sobretudo no turismo e lazer. Conta com rede de hoteleira capaz de hospedar turistas e suas famílias para desfrutar do que há de melhor na região. É nesta cidade, cercada de natureza, que esperamos por vocês”, disse Mario Roma.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, destaca que o evento será de extrema importância para movimentar a economia e a cadeia do turismo na cidade. “A prova vem para consolidar Linhares no cenário nacional dos esportes radicais. Além de incentivo e fomento ao ciclismo no município, o evento também será fundamental para aquecer a economia, fomentar o turismo e divulgar as belezas naturais na cidade”, destacou o prefeito.

Os percursos do Warm Up Linhares

O Warm Up Linhares contará com três categorias em disputa, sendo duas competitivas – Pro e Super Pro – e uma apenas visando incentivar os iniciantes – Tour. Na Tour, são 47 km e 390 m de altimetria acumulada. Na Pro, 87,5 km e 1.610 m altimetria. E, na Super Pro, 107 km e mais de 2.230 m de desnível acumulado.

Os percursos serão totalmente demarcados com marcação no chão (cal), fitas e placas de indicação e não são fechados para o trânsito local, devendo o competidor tomar as precauções necessárias.  O percurso será misto feito por trilhas, picadas, ruas, estradas de terra ou asfalto, com obstáculos naturais como subidas, descidas e outros que o atleta deverá superá-los sem o apoio externo.

Uma moto batedora acompanhará o líder geral da prova, indicando o caminho correto quando necessário. Um carro vassoura acompanhará o último colocado.

Premiação

Haverá premiação em troféus e medalhas para os três primeiros colocados das categorias Super Pro e Pro. Já o participante da categoria Tour deve estar presente no ato da premiação, na hora e local determinado, a fim de receber seu prêmio caso tenha direito. Todos os inscritos receberão medalha de participação.

Programação

O Warm Up Linhares terá largada, chegada e premiação na Lagoa Nova. A retirada de kit, no sábado, dia 30 de julho, será realizada no hotel Pratti Hotel (Av. Rufino Carvalho, 793 – Centro), entre 15h e 20h.

Na manhã do domingo (31/7), também haverá retirada de kit, porém na sede do evento, com horários distintos para cada categoria: Super Pro, das 6h30 às 7h; Pro, das 7h às 7h30; e Tour, das 7h30 às 8h. Já as largadas serão às 7h (Super Pro), 8h (Pro) e 8h30 (Tour).

O Warm Up Linhares tem os patrocínios da Prefeitura Municipal de Linhares, Santander, Specialized e Shimano e Unidas – Aluguel de carros. Conta com os apoios de Full Gas, Garmin, Red Bull, SPOT Savedy By, Squirt, Thule, Bike Action, Go Outside e Confederação Brasileira de Ciclismo. A organização é da Brasil Ride.