Prefeitura recolhe 4 mil toneladas de lixo no Pontal e mantém serviços de limpeza e conservação no balneário

A vigésima edição do Forró do Pontal chegou ao fim com o saldo de 4 mil toneladas de lixo recolhidos pelas equipes de limpeza pública da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob). Durante o evento, houve acréscimo de aproximadamente 100% do volume de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados no fim de semana – de sexta (15) a domingo (17) – e após o evento, na segunda-feira, dia 18.

Neste fim de semana foi executado o cronograma especial de limpeza com reforço nas equipes de trabalho, que incluíram os serviços de capina, roçagem, raspagem de terra e pintura de meio-fio; coleta de resíduo doméstico; recolhimento de entulho; limpeza manual e mecanizada das praias; varrição mecanizada, além da instalação de 20 papeleiras e oito contentores para auxiliar no recolhimento de lixo.

Independente das festividades, a Prefeitura de Linhares mantém os serviços de limpeza e conservação no balneário de Pontal do Ipiranga. Os serviços de limpeza são realizados regularmente na seguinte programação: coleta de RSU as terças, quintas e sábados; coleta de entulho de segunda a sábado; limpeza das praias (aos finais de semana); substituição de caixa estacionária próximo à cabana (uma vez na semana); varrição e roçagem de segunda a sexta.

“Nós executamos um cronograma especial de limpeza em Pontal do Ipiranga, durante o Forró do Pontal. O fluxo de pessoas neste período é ampliado. Por isso chegou-se a esse saldo de 4 mil toneladas de lixo recolhidos. E nós executamos essas atividades independente das épocas festivas”, destaca o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.