Servidoras da Secretaria de Meio Ambiente são empossadas membros do Conselho Consultivo da REBIO de Comboios

Nesta quarta-feira (13), duas servidoras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de Linhares, foram empossadas membros do Conselho Consultivo da Reserva Biológica de Comboios, em Regência. A solenidade aconteceu durante a reunião da Câmara Técnica de Conservação da Biodiversidade (CT-Bio), que integra o Comitê Inter-federativo (CIF), realizado em parceria com a Fundação Renova e a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.

Como titular do Conselho Consultivo, foi empossada a assessora técnica do Departamento de Recursos Naturais da Semam, Paula Durão Garcia. Enquanto a chefe do Departamento de Educação Ambiental, Aline Fernandes, assumiu a suplência no Conselho. O mandato dos conselheiros é de dois anos, renovável por igual período, não remunerado e considerado atividade de relevante interesse público.

Paula Durão Garcia, assessora técnica do Departamento de Recursos Naturais da Semam. Foto: Semam/PML.

Conforme a bióloga, o Conselho Consultivo é responsável por contribuir para a gestão da unidade de conservação (UC) e o efetivo cumprimento do Plano de Manejo, entre outras atribuições. “Como instituição de representação municipal, temos o papel de compartilhar as sinergias da gestão pública, que agregam aos objetivos da conservação”, destaca Paula Durão Garcia.

Aline Fernandes, chefe do Departamento de Educação Ambiental. Foto: Semam/PML.

Plano de Ação

Os novos membros do Conselho Consultivo foram empossados durante a Oficina de Elaboração do Plano de Ação para a conservação e recuperação da REBIO Comboios, que sucede o esforço prévio de identificação dos impactos do rompimento da Barragem de Fundão realizado pelo Instituto Ekos Brasil e Ecology Brasil. O encontro visou validar as medidas para reparar os impactos identificados e estabelecer metas e indicadores para que sejam executadas de forma eficiente.

Sobre o Conselho

O Conselho Consultivo da Reserva Biológica de Comboios foi criado em 2013 com a finalidade de contribuir para a gestão da REBIO de Comboios – bioma predominante da Mata Atlântica, que abrange os municípios de Linhares e Aracruz. No local também está situada a base do Projeto Tamar.

Além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fazem parte do conselho representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Linhares, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar/ICMBio), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracruz e da EEEF Vila de Regência.

Ainda integram o conselho entidades civis, dentre as quais a Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas (Fundação Pró-Tamar), Instituto Pró Rio Doce, Agência de Sustentabilidade Comunitária da Planície Costeira do Rio Doce (Ascord), Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Associação de Surfe de Linhares (ASL), Associação de Surfe de Regência, Associação Indígena Tupiniquim de Comboios, Associação dos Moradores de Regência (Amor), Associação dos Pescadores de Regência (Asper), Associação dos Pescadores e Assemelhados de Povoações (Apap), Associação de Pescadores Artesanais de Barra do Riacho e Barra do Sahy (Aspebr).