Com Sistema de Esgotamento em funcionamento, moradores do Pontal devem solicitar ligação de esgoto junto ao Saae Linhares

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), entregou recentemente as obras do sistema de esgotamento sanitário à comunidade de Pontal do Ipiranga, que estará em pleno funcionamento pelos próximos 50 anos e tem capacidade de tratar o esgoto de 40 mil pessoas.

Agora, os moradores do balneário, que precisam fazer a ligação do esgoto das residências e comércios à rede coletora, devem solicitar o serviço junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Linhares). O requerimento de ligação pode ser registrado na estação do distrito ou na sede da autarquia, no bairro Colina. O solicitante – titular da ligação ou pessoa autorizada – deve apresentar talão de água e documentos pessoais.

O Saae Linhares explica que, caso a caixa de espera tenha sido deixada na calçada da residência, significa que o esgoto já está ligado à rede. “Neste caso, após o requerimento, basta o morador conectar seu ramal de esgoto interno à caixa de espera deixada na calçada”, informa o diretor geral do Saae, Waldiney Carlos Siqueira.

Já em locais onde não há caixa de espera e existe rede coletora disponível, o morador deve solicitar autorização para abertura de vala na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e, em seguida, comparecer ao Saae do Pontal ou na sede da autarquia, munido do talão de água, documentos pessoais e autorização para abertura de vala expedida pela Sedurb.

“Nos imóveis abaixo do nível da rua, onde não há caída para a rede coletora, é necessário o bombeamento mecânico até a rede, conforme o artigo 29 do Regulamento do Saae. Nestes casos, o solicitante deve procurar a nossa equipe técnica na unidade do Pontal do Ipiranga ou na nossa sede”, informa Waldiney.

As equipes do Saae Linhares têm realizado levantamento e fiscalização periódicos no balneário a fim de identificar o lançamento irregular de esgoto na rede de drenagem pluvial.

Para mais informações, os usuários devem ligar para a Central de Atendimento do Saae Linhares no telefone (27) 2103 1311 e para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), nos telefones (27) 3371 4452 e 98115 1239, no horário das 12 às 18 horas.