Prefeitura de Linhares faz busca ativa nas escolas para atualizar caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

Ação tenta ampliar a cobertura contra doenças como sarampo, gripe e covid-19; vacinas são aplicadas somente com termo de autorização assinado por pais ou responsáveis

As equipes de vacinação atuam, inicialmente, nos Centros de Educação Infantil Municipais até o próximo dia 15 de julho. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, realiza, desde o dia 4 de julho, uma busca ativa nas escolas para ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes. O objetivo da ação é diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis, como sarampo, gripe e a Covid-19. As equipes de vacinação atuam, inicialmente, nos Centros de Educação Infantil Municipais até o próximo dia 15 de julho.

No retorno das férias, a busca ativa nas escolas continua nos Ceims e em seguida será ampliada às Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Na manhã desta sexta-feira as equipes atualizaram a caderneta vacinal das crianças matriculadas no Ceim Giovani Paulo Salvador Meira, no bairro Canivete.

Os agendamentos de datas são feitos entre a gestão das unidades de ensino e a Unidade de Saúde do território onde ela está localizada. Um termo de autorização é enviado aos pais ou responsáveis pela secretaria municipal de Educação e as vacinas autorizadas são aplicadas somente com o documento assinado e com a presença dos pais na escola no dia agendado.

Todos os estudantes devem apresentar o cartão de vacinas no dia agendado para a leitura e avaliação do documento. As crianças que estiverem com atraso vacinal receberão um termo informativo para apresentar aos pais e responsáveis. Caso a criança não tenha a possibilidade de estar acompanhada pelos pais ou responsáveis, será fornecida uma notificação de atraso vacinal e solicitada a ida à UBS de referência ou mais próxima para a regularização da situação vacinal.

Esta primeira etapa de vacinação nas escolas vai até o próximo dia 15. As vacinas que contemplam essa estratégia são: Sarampo, Influenza (gripe) e Covid-19, de acordo com cada faixa etária proposta pelo Ministério da Saúde.

As equipes de gestão escolar estão á disposição dos pais ou responsáveis para dialogar sobre a estratégia.