Prefeitura amplia polo de cajá com a entrega de mais 3 mil mudas a produtores do Farias

Dois produtores que já integram o Programa Municipal de Fruticultura receberam as novas mudas do secretário Franco Fiorot

E a expectativa é que a produção de cajá aumente ainda mais. Está prevista para o fim deste mês de julho, a entrega de outras 1.666 mudas da fruta a um terceiro produtor da região. Fotos: secretaria municipal de Agricultura.

Novas alternativas para a diversificação agrícola e a geração de renda e emprego no interior de Linhares surgiram a partir da implantação do Programa Municipal de Fruticultura, estratégia que integra o Plano Agro da secretaria municipal de Agricultura. O programa está consolidado e a Prefeitura amplia as áreas de produção de algumas frutas como é o caso do cajá manga anão, cujo polo está localizado no distrito do Farias.

Na tarde desta quinta-feira (7), o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, realizou a entrega das primeiras 1.333 novas mudas da fruta a dois produtores que já integram o polo de cajá do Farias: Adriane da Conceição, que recebeu um total de 833 mudas, e José de Melo, que recebeu 500 novas mudas. E a expectativa é que a produção de cajá aumente ainda mais. Está prevista para o fim deste mês de julho, a entrega de outras 1.666 mudas da fruta a um terceiro produtor da região.

“A diversificação da renda rural por meio da fruticultura tem como objetivo atender ao mercado regional de consumo de frutas in natura e também às agroindústrias artesanais, além de contribuir para a melhoria da qualidade da merenda escolar servida aos estudantes da rede municipal de ensino, por meio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, informa o secretário Franco Fiorot.

O Polo Municipal de Fruticultura de Linhares tem, inicialmente, a prioridade de atendimento às necessidades locais e regionais, com vários tipos de frutas em menor escala de produção. A produção poderá servir para incrementar pequenas agroindústrias, para a produção de doces e compotas, e para abastecer o mercado local, em feiras e supermercados, por exemplo.

Além do cajá, vale destacar que outras quatro frutas: uva e goiaba, produzidos no distrito de São Rafael; limão, no Baixo Quartel; e açaí, no polo litoral, em Pontal do Ipiranga. A Prefeitura investiu, com recursos próprios, mais de R$ 500 mil para a implantação do Programa.

Os incentivos como o treinamento dos produtores e a distribuição ordenada de mudas de frutas contribuem para diversificar a renda das famílias rurais linharenses, ainda centrada na cafeicultura e na cacauicultura. “Nosso intuito é oferecer aos agricultores familiares novas oportunidades de geração de renda e emprego no campo. Nos polos de fruticultura estão ocupadas mais de 65 famílias, todas muito satisfeitas com os resultados obtidos até o momento”, afirma Franco.

José de Melo pode ser considerado um pioneiro na produção de cajá em Linhares. Tão logo soube da iniciativa da Prefeitura de Linhares abraçou a oportunidade, produz, colhe e já entrega para o mercado consumidor. Ele é categórico em afirmar que os agricultores são fortes e precisam de oportunidades, e o que a secretaria municipal de Agricultura faz, ao estimular talentos, quando cria as condições para agricultores familiares serem empreendedores.

“O apoio à agricultura familiar contribui para a melhoria da renda das famílias rurais, trazendo oportunidades para que as pessoas mudem de vida e ajudando Linhares a ter uma economia mais consistente e diversificada”, pontua o produtor.

Para a construção do Polo Municipal de Fruticultura foi levada em consideração as características de clima e solo da região, além da demanda de mercado local. “Especialistas de diversas instituições do setor realizam o diagnóstico das frutas com maior potencial de desenvolvimento em cada região. A partir daí, para receber as mudas, os produtores são selecionados por meio de editais da Prefeitura. Integram o polo, agricultores inovadores e com espírito empreendedor”, informa o chefe de Divisão da secretaria de Agricultura de Linhares, Yago Bitti de Melo.

Novas Frutas

O sucesso do Programa Municipal de Fruticultura fez a Prefeitura de Linhares ampliar o portifólio de mudas frutas entregue a agricultores familiares selecionados para o Programa. Quase 12 mil mudas frutíferas para expansão de mais três polos já começaram a ser entregues. São elas: a laranja, o abacate e a tangerina.