CRAS de Bebedouro realiza caminhada de conscientização e combate ao trabalho infantil

Em alusão ao mês de combate a exploração do trabalho infantil, o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Bebedouro realizou na manhã desta quinta-feira (30), uma caminhada educativa pelas ruas da comunidade, com a finalidade de sensibilizar e orientar as pessoas sobre os cuidados e proteção das crianças e adolescentes.

A caminhada teve o objetivo de sensibilizar e orientar as pessoas sobre os cuidados e proteção das crianças e adolescentes. Fotos: Kevyn Fracalossi.

A mobilização reuniu crianças e adolescentes assistidos no CRAS, nas escolas e projetos sociais da comunidade, além de familiares. Na oportunidade, os participantes apresentaram faixas e cartazes com temas relacionados à conscientização sobre os direitos de crianças e adolescentes, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção.

Gabriel Santos Dias, de 15 anos, que é um dos alunos do projeto Academia Capixaba de Futebol, participou da caminhada e achou a iniciativa muito válida para combater o trabalho infantil no município. “Fico feliz com a oportunidade de participar desse momento, pois muitas crianças e adolescentes ainda são escravos do trabalho infantil. Por isso, precisamos participar e encontrar formas de mudar essa realidade, porque ter uma infância justa é um direito de todos”, disse o adolescente.

Quem também participou do momento foi Adriele Santos de Almeida, de 12 anos, que é uma das assistidas do projeto Cáritas de Bebedouro. A adolescente afirma que lugar de criança é na escola. “Estudar é um direito de todos. Mas por conta do trabalho infantil, algumas crianças acabam se afastando da escola. Então é preciso da união das pessoas para evitar que esse problema continue acontecendo, pois uma pessoa sem estudo terá poucas oportunidades na vida”, comentou.

De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Linhares, Milla Pião Moreira, o Município tem atualmente 30 crianças e adolescentes vítimas do trabalho infantil, o que é proibido pela constituição.

“É preciso acabar com este tipo de prática que infelizmente interrompe sonhos de tantas crianças e adolescentes em nossa cidade e no país. Por isso, a equipe do PETI atua diariamente para prevenir e combater o trabalho infantil. E ações como esta de hoje vem para fortalecer nossos serviços que buscam sempre garantir a proteção e direitos desse público”, afirmou.

A coordenadora do CRAS Bebedouro, Siele Pereira da Silva de Oliveira, reforça que o ato buscou promover a melhoria da qualidade de vida para as crianças e adolescentes para avançarmos ainda mais nas conquistas de nossa futura geração. “A caminhada teve o objetivo de sensibilizar e convidar a sociedade a refletir sobre as consequências do trabalho infantil, destacando a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem para o seu desenvolvimento”, destacou.

Como denunciar

Em Linhares, a população pode denunciar os casos trabalho infantil anonimamente, no Disque 100, por meio do telefone 3372-2099 da equipe de abordagem social, ou pelos Conselhos Tutelares de Linhares nos telefones: 3264-3277, 3264-3154, ou ainda nos celulares 99857-7964/99857-7562, que funcionam 24 horas.