Artistas da Grande Vitória ensinam estudantes de Linhares a fazer penteados afro-brasileiros

Instruídos pelas artistas Nicksacre, de Cariacica, e Stela Raye, de Vila Velha, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Roberto Calmon, do Aviso, participaram da abertura da oficina de penteados afro-brasileiros na tarde desta segunda-feira, 18, no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto.
 
Nicksacre e Stela Raye são integrantes de vários movimentos que valorizam a cultura negra no Espírito Santo como o Pin Up Africanas e o Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes). As artistas vieram pela primeira vez a Linhares a convite da Secretaria Municipal de Cultura para ministrar a oficina de penteados que integram o cronograma de atividades do Novembro Afro.
 
Durante a oficina as artistas ensinaram as técnicas de utilização de lenços no cabelo, além de ressaltar a história e as diversas culturas onde mulheres e homens utilizam os lenços. Para Nicksacre e Stela Raye, a oficina de penteados afro-brasileiros é uma forma de levar para os alunos conhecimentos sobre a cultura negra.

Além disso, segundo elas, é uma boa oportunidade de mostrar às crianças que tem cabelo crespo e que sofrem preconceitos, as diversas formas de penteados que possibilitam assumir a naturalidade do cabelo, e desta forma, promover a auto-valorização do cabelo e até mesmo da própria da cor.
 
As alunas do 5º ano da escola Roberto Calmon, Raíssa Daiane de 11 anos, Eloana Barcelos com 12 e Libni Guilherme de 10 anos, ficaram encantadas com a oficina. "Achei muito interessante participar de uma oficina como esta. Nem sabia que podia arrumar meu cabelo destas formas. Agora vou colocar em prática o que aprendi hoje e também vou ensinar para minhas amigas e para minha família", comentou Libni.  

 
Saiba mais sobre as artistas:
 
Nicksacre: mora em Cariacica
Atividade: cantora, compositora, dançarina e professora de dança de rua. Atua em movimentos de valorização da cultura negra há mais de 10 anos.

 
Stela Ray: mora em Vila Velha.
Atividade: atriz, dançarina e modelo fotográfica. Atua em movimentos de valorização da cultura negra desde 2006.