Araçá: Prefeito de Linhares anuncia o início de obras de macrodrenagem, novas redes de água e esgoto e ciclovias

Com investimentos de quase R$ 5 milhões, o bairro receberá obras de drenagem, implantação de novas redes de água e esgoto, sinalização e calçada cidadã nas ruas Augusto de Carvalho, Monsenhor Pedrinha e Avenida Guaçuí, além de mais 2,5 quilômetros de ciclovias. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi

O prefeito Bruno Marianelli confirmou na noite desta quinta-feira (23) o início imediato de um conjunto de obras que levarão mais qualidade de vida aos moradores do bairro Araçá. Com investimentos de quase R$ 5 milhões, o bairro receberá obras de drenagem, implantação de novas redes de água e esgoto, sinalização e calçada cidadã nas ruas Augusto de Carvalho, Monsenhor Pedrinha e Avenida Guaçuí, além de mais 2,5 quilômetros de ciclovias.

O anúncio aconteceu durante a apresentação dos detalhes da das obras para os representantes da Associação de Moradores do bairro Araçá, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL), da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), na sede do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Linhares (Ipasli), no bairro Colina. Os vereadores Therezinha Vergna e Vicentini participaram do momento.

As obras de macrodrenagem que serão executadas no bairro, e que são uma demanda antiga da comunidade, contemplam 931 metros de rede de drenagem pluvial, além da implantação de novas redes de água e esgoto, que solucionarão os alagamentos no entorno do Hospital Geral de Linhares (HGL), durante o período de chuvas.

A estrutura cicloviária do bairro também será ampliada e os ciclistas terão a disposição mais 2,5 quilômetros de áreas adequadas para pedalar de forma segura, distribuídos da seguinte forma: Rua Augusto de Carvalho (1,071Km); Rua Monsenhor Pedrinha (1,256Km); Avenida Guaçuí (223m) e adjacências. Além disso, serão executadas melhorias no entorno das vias para trazer mais conforto, melhorar a acessibilidade e gerar mais segurança para pedestres e ciclistas.

As obras interligarão as ciclovias na região central da cidade, aumentando a malha existente para quase 40 quilômetros de extensão. “Trata-se de um plano estratégico de mobilidade urbana, que será estendido a outros bairros da sede. O trecho onde as obras foram iniciadas é de grande fluxo de trabalhadores e de estudantes. Precisamos fazer um trânsito seguro para todos, por isso o Município tem investido na requalificação da malha viária e pretendemos ampliá-la a fim de aumentar a conectividade na cidade”, destacou o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.

Para o prefeito de Linhares Bruno Marianelli, o conjunto de investimentos que estão sendo anunciados é resultado do ajuste fiscal e possibilita que Linhares seja referência em gestão pública e em transparência e considerado um dos municípios mais promissores do Brasil para a atração e geração de novos investimentos, emprego e renda para os linharenses e para quem escolhe trabalhar e viver aqui.

“A gestão municipal tem uma sensibilidade enorme e vem investindo na adaptação da cidade para oferecer melhores condições e segurança para a população, sejam em ruas e avenidas com condições adequadas de tráfego, e de forma especial, aos ciclistas e pedestres. São avanços inegáveis e significativos em áreas importantes e prioritárias como infraestrutura, saiude, educação, meio ambiente, além das políticas públicas inovadoras. Só quem tem a ganhar com isso é a cidade”, disse Bruno.

“A expectativa é boa. Pedimos, primeiramente a Deus, que dê tudo certo e que seja executada essa obra. É um projeto maravilhoso, e parabenizo desde já o prefeito Bruno juntamente com a equipe de trabalho. Esperamos que isso aconteça realmente, pois precisamos de uma solução para os alagamentos na região”, disse Feliciano Fregona, vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Araçá.