Caminhada e ações preventivas marcam luta contra violência à pessoa idosa em Linhares

Mais de 120 pessoas participaram na manhã desta terça-feira (21) de uma caminhada pelas ruas do Centro da cidade, com a finalidade de sensibilizar a população para o combate às diversas formas de violência cometidas contra os idosos no município.

Com o objetivo de dialogar com a população sobre os direitos da pessoa idosa, os participantes levantaram faixas e cartazes com frases que pediam o fim da violência que somente neste ano já atingiu 250 idosos em Linhares. A ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no último dia 15 de junho.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli, participou da caminhada e falou da importância do movimento em favor dos direitos da pessoa idosa. “Nossa gestão tem impulsionado as políticas públicas em relação aos nossos idosos. Além de garantir seus direitos, precisamos prestar assistência e cuidado. Por isso, realizamos esta caminhada, pois protegê-los é dever de todos”, disse.

Atividades na Praça

Antes da caminhada, os participantes tiveram a oportunidade de participar diversas atividades na Praça Nestor Gomes, no Centro da cidade. Na ocasião, eles receberam panfletos educativos e foram orientados acerca do tema da campanha.

Quem passou pela praça também a oportunidade de cuidar da saúde com os atendimentos gratuitos do ônibus da saúde do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps) que ofereceu testes rápidos para a detecção de ISTs, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar. Ao todo, foram realizados mais de 70 atendimentos.

Além disto, a equipe do projeto Vivenciarte promoveu um momento de socialização com os vovôs e vovós com atividades de alongamento, sorteio de brindes e brincadeiras.  “Infelizmente ainda existem muitos casos de violência contra a pessoa idosa em nossa cidade. Por isso, temos trabalhado de forma árdua nestas ações preventivas para que a sociedade entenda que nossos idosos devem ser tratados com respeito e amor, sem sofrer nenhum tipo de violência”, pontuou o coordenador do projeto Vivenciarte, Samuel Roni.

As ações foram promovidas pelas secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, por meio do projeto Vivenciarte, em parceria com o Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (NAPS), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência  e Assistência Social (CRAS) e da Delegacia Especializada de Proteção a Pessoa Idosa (DPCAI).

Canal de denúncia

Os atos de violência contra a pessoa idosa devem ser denunciados por meio do Disque 100.