Mais de 3.300 animais já foram vacinados contra raiva no interior do município

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, já vacinou até esta quarta-feira (14), 3.398 animais no interior de Linhares, sendo 2.748 cães e 650 gatos. A campanha de vacinação antirrábica é realizada pelo CCZ desde o mês de julho. O Dia D será realizado no dia 14 de setembro com diversos postos de vacinação.

Na sede do município, quem quiser, também pode levar seu animal para vacinar no Centro de Zoonoses, no bairro Três Barras, das 7h às 16h30, de segunda à sexta. A vacinação, que é anual, deve ser aplicada em cães e gatos a partir de quatro meses de idade. Não é indicada a vacinação de animais doentes, mesmo quando em tratamento, assim como de fêmeas gestantes e lactantes.

A superintendente da Vigilância em Saúde, Ana Teixeira, informou que a vigilância pretende vacinar 25 mil animais em Linhares, sendo 6.000 no interior e 19.000 na sede do município. Os números representam 80% da população de animais. 

A Raiva

A raiva é uma zoonose infecciosa, transmitida através da inoculação do vírus presente na saliva do animal infectado, em geral por mordeduras, e mais raramente, por arranhaduras ou lambeduras.  É praticamente 100% letal, sendo raros os casos de cura.

A doença pode causar: reflexos neurológicos aumentados, paralisia muscular, hipersensibilidade aos estímulos sensoriais, tremores musculares e dificuldade de coordenação motora, seja voluntária ou involuntária. 

Nos animais os sinais são semelhantes, entre eles: inquietude, coceira no local da inoculação do vírus, tendência a atacar objetos, pessoas e animais. Alterações da tonalidade do latido (latido bitonal) e dificuldade para engolir.