Cantigas de roda resgata folclore e desperta criatividade em escola do bairro Araçá

Para resgatar o folclore brasileiro, despertando o gosto pelas cantigas de roda, utilizando-as como instrumento norteador de ensino e aprendizagem, é que foi desenvolvido com as turmas de 2 anos do vespertino, do Ceim Santa Rita de Cássia, no bairro Araçá, o projeto “Cantigas de roda”. A música escolhida para finalizar as atividades foi “Como pode um peixe vivo”, momento que aconteceu também uma exposição de trabalhos artísticos.

A pedagoga Tânia Salomão explicou que o projeto veio para estimular na criança a reflexão e o entendimento da música como fonte de prazer e conhecimento, o estímulo à criatividade, percepção, coordenação motora, lateralidade, lógica, estética, movimento e convívio social da criança de forma prazerosa como a música oferece.

“Toda a semana, foi trabalhada uma cantiga diferente em sala de aula e produzido um panfleto, exposto no corredor da escola. Os estudantes levaram para casa uma cantiga, e a família foi estimulada a cantar, dançar e explorar sons, gestos e movimentos de forma divertida com seus filhos”, disse a pedagoga.

Os alunos receberam, ao fim do projeto, um livro em formato de violão, contendo todas as músicas trabalhadas na escola.