Linhares inicia campanha de vacinação antirrábica pelas comunidades de Pontal do Ipiranga e Povoação

Duas equipes da Vigilância irão percorrer os sítios, fazendas e áreas ribeirinhas das duas localidades, das 7 às 13 horas, para vacinar cães e gatos

A vacinação antirrábica vai começar pelas localidades de Pontal do Ipiranga e Povoação nesta terça-feira, dia 14. Fotos: Arquivo Secom.

Chegou a hora colocar o cartão de vacina dos cães e gatos em dia. É o início da campanha da vacinação antirrábica animal promovida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, que vai começar pelo interior do município nesta terça-feira, dia 14. As duas primeiras localidades que irão receber as equipes de vacinação são Pontal do Ipiranga e Povoação.

Os donos de cães e gatos de sítios, fazendas e áreas ribeirinhas em Povoação e Pontal do Ipiranga devem ficar atentos. A vacinação acontecerá de 7 da manhã às 13h. Duas equipes da vigilância vão percorrer essas duas localidades para aplicar as vacinas.


O assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, reforça que a vacinação nesta terça-feira acontece apenas nos arredores desses balneários, abrangendo fazendas, sítios e áreas ribeirinhas de toda a região.

A vacinação na sede dos dois balneários será feita em outra data. “Nesta terça-feira, as equipes aplicam a vacina nos animais domésticos somente das áreas no entorno dos balneários. Em outra oportunidade, a vacinação acontece nas ruas e avenidas do Pontal e Povoação. Na data oportuna, as comunidades serão avisadas”, esclareceu.

De acordo com a Vigilância, devem ser vacinados animais a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas prenhas ou amamentando também poderão ser vacinadas. Em relação a animais doentes ou em tratamento, a recomendação é não vacinar agora. Recebem a imunização quando encerrarem o tratamento. É importante que os tutores apresentem a carteira de vacinação dos animais. Caso não tenham o cartão, recebem o comprovante no ato da vacinação.

Prevenção

A vacina antirrábica ainda é a única forma de prevenir a doença e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano, e, por isso, os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

A vacinação de cães e gatos é a principal forma de prevenção contra muitas doenças que podem acometer esses animais. Ao vaciná-los, evita-se a transmissão de doenças aos seres humanos.