Estacionamento irregular e uso do celular são as infrações mais cometidas em Linhares

Estacionar em local proibido e dirigir o veículo segurando o celular foram as infrações mais cometidas nas vias públicas de Linhares, de janeiro a maio de 2022. De acordo com os dados do Departamento Municipal de Trânsito, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, das 2.240 infrações cometidas nesse período, 1.438 correspondem a estas irregularidades no trânsito.

Em terceiro lugar das infrações mais cometidas pelos condutores é a falta do uso do cinto de segurança, totalizando 258 infrações. Se compararmos esses dados com o mesmo período do ano passado, o número de infrações relativas a estes maus hábitos cresceu 23%, quando 1.298 condutores foram flagrados cometendo esses tipos de prática no trânsito.   

“Dirigir com responsabilidade e respeitar as leis de trânsito são fatores fundamentais para reduzir os índices de acidentes e até mesmo para diminuir esse número de infrações nas vias públicas. Dessa forma, teremos um trânsito mais seguro e harmonioso”, disse o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Douglas Simplício.

Os valores das multas por algumas dessas infrações variam entre R$ 130,16 e R$ 293,47. Além disso, o condutor pode perder de 4 a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O cidadão pode denunciar casos que infringem as leis de trânsito por meio do telefone 0800 283 1370.

Segundo Douglas, todas essas infrações foram registradas pelos Agentes Municipais de Trânsito. “Na maioria das vezes só a presença dos agentes já altera o comportamento dos motoristas e nem sempre é necessário autuar”, informou.