Formação: Guarda Civil participa de aula de Prática Operacional e Fiscalização de Trânsito

O curso de Formação Profissional para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Linhares chegou a mais uma etapa. Os 50 agentes inscritos no curso, que os capacitará para o manuseio de arma de fogo, participam de aulas destinadas à Prática Operacional e Fiscalização de Trânsito.

Durante as aulas, os agentes são instruídos quanto à abordagem a veículos suspeitos ou cujos motoristas estejam infringindo as leis de trânsito; além de como proceder no preenchimento do Auto de Infração de Trânsito (ATI). As aulas em campo tiveram início nesta semana e seguem até esta sexta-feira (27).

“Esse é um trabalho desenvolvido fora da sala de aula, in loco, que envolve operação de semáforo e em cruzamento, fiscalização, blitz e abordagem aos condutores. Todos os procedimentos são necessários para atender situações corriqueiras de trânsito ou mais graves, como furtos e roubos”, destaca o diretor do Detro e instrutor da Acadepol, Douglas Simplício.

Formação profissional

O curso de Formação Profissional para a Guarda Civil Municipal de Linhares foi retomado em abril deste ano, após paralisação devido à pandemia. A formação é ministrada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol/ES), e vai qualificar e habilitar os agentes da GCM a utilizar armamento de fogo, conforme previsto nas Leis Federais nº 10.826/2003, nº 13.022/2014 e Lei Municipal nº 3.770/2018.

Os agentes também são incentivados a desenvolverem habilidades e competências específicas no exercício das funções, a fim de contribuir para a construção de uma identidade profissional, com capacidade de utilização criativa dos conhecimentos em situações concretas enfrentadas no cotidiano profissional. O curso deve ser concluído no dia 30 de junho.