De forma lúdica, projeto Vivenciarte vai promover ações de conscientização nos CEIM’s para reforçar sobre os direitos da pessoa idosa

Com o objetivo de conscientizar desde cedo sobre a importância da valorização e proteção dos direitos da pessoa idosa, a equipe do projeto Vivenciarte vai promover diversas ações educativas de forma lúdica com as crianças que estudam nos Centros de Educação Infantil Municipal.

De acordo com o coordenador do projeto Vivenciarte, Samuel Roni, haverá apresentações com os bonecos vovô Ademar e vovó Mozinha ensinando sobre o respeito e os cuidados que se deve ter com os vovôs e vovós. Na ocasião, também será feita uma encenação com as crianças demonstrando situações de empatia com os idosos dentro do transporte público coletivo. 

“As apresentações serão de cunho educativo, promovendo a intergeracionalidade, aproximação das gerações mais novas das mais velhas, fazendo com que as crianças desde o inicio dos anos escolares tenham respeito, cuidado e empatia com as pessoas idosas”, explicou Samuel.

Conforme a programação, a primeira ação será realizada na próxima segunda-feira (30) com as crianças do CEIM José Elias, no bairro Linhares V, no horário das 9h30min com os alunos do turno matutino e às 14h30min com as turmas do vespertino. As próximas ações serão programadas pela equipe da secretaria municipal de Educação.

“Infelizmente ainda nos deparamos com situações de preconceito e discriminação com os idosos e é preciso ensinar nossas crianças desde cedo a compreender esse processo de envelhecimento. E essas ações têm o intuito de contribuir para que as próximas gerações sejam mais conscientes, respeitosas e ajudem a colocar em prática os direitos das pessoas idosas previstos em lei no Estatuto do Idoso. Todos nós temos o dever moral de colocar em prática os direitos da pessoa Idosa”, finalizou o coordenador do projeto Vivenciarte, Samuel Roni.