Projeto Encoraja Elas inicia qualificação com mulheres assistidas nos CRAS do Nova Esperança e Santa Cruz

Teve início nesta segunda-feira, dia 23, à terceira turma do projeto Encoraja Elas em Linhares.  Na oportunidade, cerca de 20 mulheres assistidas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros Nova Esperança e Santa Cruz irão participar dos encontros que tem o objetivo de capacitá-las para inserção e reinserção no mercado de trabalho. 

Os encontros irão acontecer de segunda à sexta-feira, das 18 às 21 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelson Del´Santo, no bairro Nova Esperança, até o dia 27 de junho. Durante a formação, elas irão aprender sobre noções administrativas, português, matemática e desenvolvimento pessoal.

Nas duas primeiras turmas do projeto, mais de 40 mulheres dos bairros Santa Cruz, Nova Esperança, Bebedouro, Rio Quartel e Conceição foram capacitadas. Desse total, 10% delas se encontram trabalhando.

Para a desempregada Delcinéia de Souza Campos Nicolau, de 53 anos, esta é uma oportunidade para valorizar o currículo das pessoas que estão em busca de uma vaga de emprego. “Quanto mais qualificada a pessoa for, maiores são as chances de ingressar no mercado de trabalho. Por isso, a iniciativa é de extrema importância para as mulheres que desejam crescer profissionalmente e se tornarem independentes”, disse a assistida do CRAS Nova Esperança.

“Além de aproximar a mulher de oportunidades do mundo do trabalho, o projeto propõe o fortalecimento e a consolidação dos serviços e políticas públicas voltados ao enfrentamento, atendimento e prevenção à violência contra a mulher e, principalmente, a implantação e o fortalecimento das ações voltadas à promoção da autonomia da mulher como agente transformador e propulsor da sociedade”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim.

O Encoraja Elas é uma iniciativa da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel) em parceria com o Sistema Findes, Brametal, Weg, Sicoob, Grupo Brinox, Prefeitura de Linhares, Câmara Municipal, e conta com o apoio do Ministério Público do Espírito Santo e da Delegacia de Proteção à Mulher.