Furtos de hidrômetros são registrados em Linhares e preocupam o Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Linhares tem registrado diversos furtos de hidrômetros ao longo desta semana. Somente na noite de segunda-feira, dia 16, seis equipamentos foram furtados nos bairros Shell e Colina. Os criminosos também furtaram o dispositivo instalado na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Colina.

Apesar de o hidrômetro do Creas ter sido instalado dentro de uma caixa de Unidade de Medição de Água (UMA), não foi impedimento para a ação dos bandidos. Quando ocorrer o furto, a população deve informar o caso imediatamente ao Saae.

“O consumidor também deve registrar o boletim de ocorrência junto à Polícia Civil para, então, solicitar outro equipamento na nossa sede. Infelizmente, é um crime que está sendo recorrente e onera os cofres públicos. Precisamos do apoio de todos para inibir esses atos”, aponta o diretor Administrativo e Financeiro do Saae Linhares, Felipe Costa Azeredo.

O hidrômetro é um instrumento de medição utilizado para leitura do consumo de água, para fins de cálculo da tarifa em razão do serviço público de fornecimento de água. Conforme a autarquia, eles são furtados para serem revendidos como sucata no mercado clandestino, porém, o material não é valioso.

Crime contra o patrimônio

O furto de hidrômetros se enquadra no crime contra o patrimônio público, cuja pena varia de um a quatro anos de reclusão, além de o pagamento de multa, conforme o artigo 155 do Código Penal.

O crime pode ser denunciado através dos telefones 153 (Guarda Civil Municipal), 190 da Polícia Militar; no Plantão 24 horas da 16ª Delegacia Regional de Linhares, no (27) 3171 4955, ou diretamente com o Saae Linhares, no telefone (27) 2103 1300.