Prefeitura intensifica ações para combater atos de violação sexual infantil em Linhares

Buscando impedir e combater os atos de violação sexual infantil no município, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, realizou várias ações de prevenção nesta quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio da campanha ‘Maio Laranja’.

Quem passou pela Praça Nestor Gomes, no Centro da cidade, na manhã de hoje, recebeu panfletos com orientações de como proceder para denunciar casos de abusos cometidos contra crianças e adolescentes. Na ocasião, também foi feita uma exposição de cartazes para conscientizar a população sobre a responsabilidade de proteger esse público.

A ação na praça também contou com apresentações artísticas das crianças e adolescentes do projeto Cáritas Paroquial Bebedouro e do Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello, localizado no bairro Planalto.

Além disso, a equipe também esteve em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-101, em Linhares, distribuindo panfletos com o intuito de orientar os motoristas que passavam pelo local. Conforme a programação, as ações continuarão nesta quinta (19) e sexta-feira (20) em várias regiões do município.

“É uma luta que acontece o ano inteiro. É um dia de enfrentamento, de batalha na qual estamos tentando diminuir o número de violência e trazer para a população informações de onde identificar, de como buscar ajuda, de como prosseguir diante de suspeita e confirmação de violência sexual contra criança e adolescente”, pontuou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim.

A campanha ‘Maio Laranja’ é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com os sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do município, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, e conta com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, dos Conselhos Tutelares das Regiões I e II, das Organizações da Sociedade Civil – OSC’s e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Como denunciar

Em Linhares, a população pode denunciar os casos de abuso sexual infantil anonimamente, no Disque 100 ou pelos Conselhos Tutelares de Linhares nos telefones: 3264-3277, 3264-3154, ou ainda nos celulares 99857-7964/99857-7562, que funcionam 24 horas.

Programação

Quinta-feira (19/5)

9h- Panfletagem nas ruas de Pontal do Ipiranga

9h – Caminhada educativa no bairro Nova Esperança

Sexta-feira (20/5)

9h – Circulação de carros de som e panfletagem nas ruas de Povoação