“Mãe prevenida vale uma vida” é tema de palestra ministrada pelo Corpo de Bombeiros em escola do Interlagos

“Mãe prevenida vale uma vida” foi tema de palestra ministrada no Ceim Ilídia Rosa de Almeida dos Santos, no Interlagos, às famílias dos alunos e, também, aos funcionários da unidade de ensino. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (16/5) e a temática foi abordada pelo diretor de Comunicação do Corpo de Bombeiros de Vitória, Carlos Wagner Borges.

A diretora Flávia Loureiro Giuberti comentou que foi explanado durante a palestra quais os primeiros socorros a serem ministrados com as crianças e bebês, e como proceder se, por exemplo, a criança engasgar e se encontrar em situação de perigo, entendendo quais alternativas podem ser tomadas de imediato para salvar a vida de uma criança. Na ocasião, também foram transmitidas orientações sobre cuidados voltados aos adultos.

“Foi um encontro para orientar às famílias sobre situações de riscos que podem ser evitadas e, caso ocorra, como se deve agir. Essa palestra vem de encontro às metas do Plano de Desenvolvimento Institucional que visa garantir momentos como estes às famílias que compareceram à escola e puderam tirar suas dúvidas”, disse a diretora.

Rosália Lucas de Paula, mãe do aluno Thalisson Lucas, de 4 anos, esteve presente na palestra. “Eu gostei porque aprendemos a socorrer o nosso filho e saber que no momento de desespero tem como salvar uma vida, e como conseguimos agir no sufoco”, disse.

Dentre os assuntos abordados pelo palestrante do Corpo de Bombeiros de Vitória estiveram: queimadura, asfixia, engasgo, convulsão, desmaio, cuidados no lar, como evitar acidentes domésticos, choque elétrico, fratura, dentre outros. O professor de segurança do trabalho do Senac, Edmundo Borges Gomes Costa, parceiro da escola, participou da palestra junto a alunos da instituição.