Prefeitura de Linhares presta homenagem aos profissionais pelo Dia Mundial da Enfermagem

A categoria comemora o Dia Mundial do Enfermeiro em 12 de maio. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Nesta sexta (13), durante um curso de capacitação que acontece no auditório da Faculdade Pitágoras, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Saúde, prestou homenagem aos profissionais da enfermagem no município. A categoria comemora o Dia Mundial do Enfermeiro em 12 de maio.

Para quem pensa escolher a enfermagem como profissão, os depoimentos dos que já estão no mercado são bem inspiradores. A enfermeira Alessandra Sesana lembrou que o setor hoje tem um campo de atuação bem vasto.

“A gente acaba se identificando com um deles, e quando a gente gosta do faz, acaba fazendo bem feito. Assim, a gente exerce a profissão com mais amor. A enfermagem para mim é como uma realização pessoal. Desde a infância, queria ser enfermeira. Então, sou uma profissional realizada”, testemunhou.

O enfermeiro Geraldo Fontana vê a enfermagem como uma dádiva. “Nem todas as pessoas são preparadas para fazer o que a gente faz. É a possibilidade de se comprometer com a saúde do paciente”, disse.

Gabriella Campo Dallorto Siqueira, uma das coordenadoras da Atenção Primária à Saúde (APS), no município, avaliou que “ser enfermeiro significa dominar a arte do altruísmo. É saber executar com maestria o ofício da generosidade e ter sempre disposição e boa vontade para ajudar quem mais precisa nos momentos mais urgentes. É estar preparado para enfrentar o imprevisível e trabalhar por amor à profissão e ao próximo”.

O secretário de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, afirmou que a homenagem prestada aos profissionais da enfermagem foi um gesto simples de reconhecimento pelos serviços que eles prestam à população do município em diversas áreas da saúde, com acolhimento e cuidado com os pacientes.

A data
Em 12 de maio, comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo, e que nasceu em 12 de maio de 1820.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.