Escola do Interlagos recebe biblioteca e museu itinerante para incentivo à leitura

A Emef Professora Maria Da Penha Pazito Ventura, no bairro Interlagos, vem desenvolvendo um projeto voltado à alfabetização e reforço de leitura e, nesta quarta-feira (11/5), os professores aposentados Nelson Coser e Regina Célia Lopes estacionaram sua biblioteca e museu itinerante em frente à escola. Na ocasião, os alunos dos 1º aos 8º anos puderam apreciar livros de literatura e objetos antigos como máquina de datilografia.

A diretora da escola, Telma Martins Vailante, comentou que a proposta do projeto, que foi agraciado com a presença dos professores aposentados, é contribuir com o processo de alfabetização dos alunos e reforço escolar.

“Esse projeto é voltado à leitura, conhecimento e valores, além de ser uma forma dos alunos saírem um pouco de dentro das salas de aula para conhecer novos horizontes, interagindo com novas realidades. Eles estão encantados com esse mundo da leitura que o Nelson e a Regina criaram para nós”, explicou a diretora.

A Biblioteca Itinerante “Castro Alves”, iniciativa do Nelson e da Regina, fica fixa no balneário de Pontal do Ipiranga. Eles levaram à escola um acervo com diversos livros e revistas que podem ser emprestados para os estudantes fazerem a leitura no local.

Izabella Bomfim Sepulcro, 10 anos, estudante do 4º ano ficou encantada com o projeto. “Achei muito legal, porque eu nunca tinha vivido essa experiência antes. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi uma máquina antiga que fazia cópias das provas. Eles trouxeram muitos livros e incentivaram a gente a ler”, disse a aluna.

Além disso, os estudantes puderam conhecer de perto objetos que já foram utilizados pelo Magistério ao longo dos tempos como a máquina de datilografar, e outras antiguidades como TV, telefone, máquina fotográfica e de costura, lamparina de querosene, disco de vinil, relógios, toca fita, aparelho de café e de chá, por exemplo.