Prefeitura leva atividades sociais e atendimentos em saúde para moradores de Brejo Grande

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com a equipe técnica complementar do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Aviso, realizou nesta segunda-feira (9), uma ação de cidadania com diversas atividades sociais e atendimentos em saúde na comunidade de Brejo Grande, no interior do município. Ao todo, foram realizados 50 atendimentos.

Ao todo, foram realizados 50 atendimentos.

Durante a ação, os moradores receberam orientações sobre os benefícios que são ofertados pela secretaria de Assistência Social por meio dos CRAS’s, além do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF.

Os moradores também tiveram a oportunidade para cuidar da saúde. Na ocasião, o ônibus da saúde do Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde – NAPS também esteve estacionado na comunidade ofertando vários serviços de saúde para a população como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e testes rápidos para a detecção de IST’s (Sífilis, AIDS, Hepatites B e C).

Além disto, a equipe do projeto Vivenciarte orientou os idosos sobre os seus direitos e realizou diversas atividades de convivência e fortalecimento de vínculos com os vovôs e vovós da região.

Dona Dulce dos Santos Almeida, de 69 anos, aproveitou a ação para aferir a pressão e fazer o teste de glicemia. “A iniciativa foi de extrema importância para a comunidade, porque ajuda bastante aquelas pessoas que tem dificuldades para acessar os serviços de saúde. Graças a Deus os meus exames deram tudo bom”, comentou.

De acordo com o coordenador do CRAS Aviso, Jonathas Barboza Leoni, as ações de cidadania estão sendo desenvolvidas nos territórios que são referenciados no Cras. Segundo ele, a próxima ação está programada para acontecer no mês de junho em Degredo, no litoral do município. 

“Nosso objetivo com as ações é promover a proteção social básica e de saúde para essas comunidades que não tem acesso com facilidade aos serviços públicos. Além disso, é um momento que temos para identificar as demandas e desenvolver políticas públicas que atendam essas regiões”, afirmou.

As ações contam com o apoio do Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde – NAPS, do projeto Vivenciarte e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.