Maio Amarelo: PRF, ECO101 e Detro realizam ação integrada para ciclistas e motoristas

O mês de maio será marcado por diversas ações de educação no trânsito para a campanha “Juntos Salvamos Vidas”, que faz parte do Movimento Maio Amarelo. Nesta quinta-feira (5), agentes da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária ECO101, com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Detro), realizaram uma blitz voltada à educação de ciclistas e motoristas, às margens da BR-101, próximo ao bairro Três Barras.

Ao longo do dia, os usuários da via eram abordados pelos agentes e, além das orientações de trânsito, recebiam brindes como antena corta pipa, para motocicletas, e acessório de sinalização para as bicicletas. De acordo com o Detro, diariamente são registradas diversas infrações de trânsito, envolvendo motoristas e ciclistas.

“A ação é voltada aos motoristas, assim como aos ciclistas. Há regras de trânsito que devem ser respeitadas e que muitos ainda não têm consciência disso. A exemplo dos ciclistas, que devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos, ou ainda o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos, quando não houver ciclovia. Outra regra infringida é a proibição de pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres”, aponta o diretor do Detro, Douglas Simplício.

Canal de atendimento

O Departamento Municipal de Trânsito recebe denúncias, sugestões, reclamações ou pedidos de informações de forma gratuita, por meio do número 0800 283 1370. O canal de atendimento facilita o acesso da população com o órgão com informações que reforçam denúncias sobre os diversos serviços geridos pelo Departamento Municipal de Trânsito.

O canal recebe denúncias ou sugestões todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, no horário das 7 às 19 horas. Para fazer denúncias sobre as possíveis infrações é importante informações como horário, data e local da ocorrência e placa do veículo.

Maio Amarelo

Durante todo o mês de maio, além das blitze educativas, serão realizadas diversas ações integradas com a ECO-101 e Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES); palestras em empresas; lançamento do canal de denúncias via WhatsApp, que também receberá reclamações e elogios e publicação de vídeos educativos nas redes sociais da Prefeitura de Linhares.

Segundo dados do Observatório da Segurança Cidadã do Estado do Espírito Santo (OSC/ES), somente no ano de 2021, foram registrados 29 acidentes de trânsito em Linhares, que resultaram em 38 óbitos. No mesmo período, o Detro aplicou 5.451 Autos de Infração de Trânsito (ATIs) por descumprimento das leis de trânsito, sendo 670 pela falta de cinto de segurança.