Maio Amarelo: Departamento de Trânsito inicia blitze educativas nas escolas de Linhares

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, iniciou nesta quarta-feira (4) as blitze educativas nas escolas da rede municipal de ensino. As ações são promovidas pelo Departamento Municipal de Trânsito (Detro) e integram a programação da campanha nacional Maio Amarelo, cujo tema deste ano é “Juntos Salvamos Vidas”.

As abordagens aconteceram no momento de entrada e saída, nos turnos matutino e vespertino, na EMEF Marília de Rezende Scarton Coutinho e CEIM Chapeuzinho Vermelho, ambos localizados no bairro Interlagos. Com distribuição de panfletos e orientações, a blitz educativa visa conscientizar os cidadãos quanto à segurança no trânsito.

“Estamos programando essas blitze educativas, durante o mês de maio, nas escolas do município, pois temos recebido muitas reclamações de motoristas mal-educados, que não respeitam as leis de trânsito e tampouco o direito de ir e vir dos pedestres. Por isso, estamos orientando os condutores de veículo e usuários da via”, destaca o diretor do Detro, Douglas Simplício.

Maio Amarelo
Durante todo o mês de maio, além das blitze educativas, serão realizadas diversas ações integradas com a ECO-101 e Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES); palestras em empresas; lançamento do canal de denúncias via WhatsApp, que também receberá reclamações e elogios e publicação de vídeos educativos nas redes sociais da Prefeitura de Linhares.

Segundo dados do Observatório da Segurança Cidadã do Estado do Espírito Santo (OSC/ES), somente no ano de 2021, foram registrados 29 acidentes de trânsito em Linhares, que resultaram em 38 óbitos. No mesmo período, o Detro aplicou 5.451 Autos de Infração de Trânsito (ATIs) por descumprimento das leis de trânsito, sendo 670 pela falta de cinto de segurança.