Prefeitura divulga edital com 280 vagas em vários cursos de qualificação do PIQ

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, divulgou edital para processo seletivo com 280 vagas em cursos gratuitos de qualificação alinhadas ao Programa Integrado de Qualificação (PIQ) do Município. O objetivo do programa é capacitar e facilitar a inserção e reinserção dos linharenses no mercado de trabalho. A nova edição do PIQ foi lançada em janeiro de 2022 e ao longo deste ano irá ofertar mais de 2 mil vagas em 37 cursos de qualificação. Mais de 5 mil linharenses já foram capacitados pelo programa.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 16 e 27 de maio exclusivamente na Internet por meio do https://forms.gle/eK4MMdY14eptazgK8. Os cursos são ofertados em parceria com o Sesi e o Senai, e as formações oferecidas ocorrem em diversas áreas como a industrial, de tecnologia e da construção civil.

Das 280 vagas ofertadas, 40 são para Mecânica Automotiva Básica; 40 para Instalação de Gesso Acartonado; 20 para Auto CAD 2D; 20 para Mecânico de Máquinas Industriais; 20 para Programador de Sistemas; 20 para Programador Web; 20 para Confeccionador de Lingerie; 20 para Eletricista Industrial; 20 para Montador de Móveis; 20 para Preparador e Regulador de Injetoras para Plástico; 20 para Refrigeração Básica e 20 para Pedreiro de Alvenaria.

De acordo com o edital do processo seletivo do PIQ, 50% das vagas serão destinadas às pessoas que possuem Cadastro Único (CadÚnico) atualizado e outros 50% para comunidade em geral desde que seja morador de Linhares há pelo menos 1 (um) ano e que atendam aos requisitos estabelecidos no edital.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, destacou o objetivo dos cursos de qualificação do PIQ é o de capacitar os cidadãos para o mercado de trabalho, atendendo as demandas dos diversos segmentos da economia local, sobretudo aos postos de trabalho que estão sendo gerados com a chegada de novas indústrias ao Município.

“A finalidade é contribuir para a geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico e social de Linhares. É fundamental que nós possamos aprimorar a mão de obra, qualificar os nossos cidadãos para o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. Esse é o enfoque central do PIQ: poder fazer com que os linharenses sejam qualificados, aprimorando de acordo com a sua expectativa de emprego e vocação profissional”, acrescenta Bruno.

“Hoje nós temos que incentivar e motivar o maior número possível de oportunidades de emprego, de treinamento e de qualificação de mão de obra para garantir a empregabilidade em Linhares, que é um dos municípios que mais gera oportunidades de trabalho no Espírito Santo, contribuindo assim para a diminuição da desigualdade social”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim.

PIQ – Programa Integrado de Qualificação de Linhares

É um plano de ações da Prefeitura de Linhares para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia, com conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e para auxiliar os cidadãos na entrada e permanência no mercado de trabalho formal.

São 2.145 vagas distribuídas em 37 cursos. São 16 cursos via Senac com 1.425 vagas, e outras 21 oportunidades de cursos por meio do Senai, com mais 720 vagas.

Confira abaixo o edital: