Linhares realiza Dia D de vacinação contra gripe e sarampo neste sábado (30)

A vacinação vai acontecer das 8 às 12 horas em todas as salas de vacinação dos bairros de Linhares

A vacinação ocorrerá em todas as salas de vacinação localizadas nos bairros de Linhares. Foto: Secom/Felipe Reis.

Neste sábado, dia 30, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde realiza o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. O horário será das 8 às 12 horas em todas as salas de imunização das unidades de saúde dos bairros.

Serão vacinados contra a gripe os idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas. A vacina contra o sarampo será aplicada em trabalhadores da saúde e crianças 6 meses a menores de 5 anos.


O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. “O sarampo ainda é um risco para a população. Não vamos deixar que ele volte a nos ameaçar. Por isso, é preciso se vacinar”, alertou a diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos de Barros.

Quanto à Influenza, a diretora disse que, todos os anos, a doença mata idosos, crianças, gestantes e puérperas. “Não podemos deixar os vírus da gripe interferir nos nossos planos. Procure a unidade de saúde mais próxima para tomar a vacina”, recomendou.


A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Vacinação de crianças

O público infantil, composto pelas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022.

Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.