Saúde alerta: pacientes devem usar máscara para atendimentos em Unidades de saúde e hospitais, conforme Portaria do Estado

Pacientes e profissionais de saúde em trabalho continuam obrigados ao uso de máscara

A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares esclarece à população que o uso de máscaras para pacientes que procuram atendimento nas unidades de saúde e hospitalares do município permanece. Assim, para entrar em ambientes de saúde, permanece a regra sanitária imposta pela pandemia da Covid-19.

A portaria estadual que dispensou o uso de máscara em locais abertos e fechados não se aplica aos estabelecimentos de saúde. O artigo 1º da Portaria Nº 061-R, de 6 de abril de 2022, estabelece a obrigatoriedade do uso de máscara nos seguintes estabelecimentos: Unidades assistenciais de saúde e instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

A enfermeira Gabriella Campo Dallorto Siqueira, uma das coordenadoras da Atenção Primária à Saúde no município, reforçou a importância de os pacientes estarem protegidos com toda a etiqueta de higiene, como máscara, álcool em gel e outros. “Os ambientes de saúde são áreas em que as pessoas buscam por tratamento e podem carregar suspeita, por exemplo, de Covid-19. Então, é importante as pessoas procurarem as unidades de saúde, clínicas, hospitais, farmácias, entre outros estabelecimentos de saúde, de forma protegida”, alertou.

Nos estabelecimentos de saúde, as adequações necessárias para conter a disseminação do coronavírus ainda permanecem. São disponibilizados álcool em gel, banheiro para lavagem das mãos e todos os protocolos pertinentes. “Nesses ambientes, há risco de contaminação, pois podem ter portadores sintomáticos de doenças em busca de diagnóstico e testagem e outros atendimentos para tratamento adequado”, explicou Gabriella.

Os profissionais de saúde também continuam utilizando as máscaras 24 horas nos estabelecimentos de saúde, se protegendo e protegendo a população. A determinação é outra exceção contida na portaria estadual que liberou a obrigação do uso de máscara no Espírito Santo.