Prefeito Bruno Marianelli participa do reinício do curso de formação da Guarda Civil Municipal de Linhares

O prefeito Bruno Marianelli disse que a Guarda Civil Municipal (GM) é um dos serviços públicos mais bem avaliados pela comunidade e desejou que os agentes que participam da  formação, aproveitem ao máximo os ensinamentos e a oportunidade de qualificação profissional. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi

O prefeito Bruno Marianelli participou, na tarde dessa segunda-feira (4),  do reinício do Curso de Formação Profissional para a Guarda Civil Municipal de Linhares ministrado pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol/ES). O encontro aconteceu no auditório do Sistema Findes, no bairro Aviso. O curso estava suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Por meio dessa capacitação, a Guarda Civil de Linhares está se adequando ao que estabelece a matriz curricular para as Guardas Civis Municipais. Como o efetivo, em sua maioria, ingressou antes do advento dessa normatização, houve a necessidade de uma nova formação para se adequar à lei.

O objetivo do curso é fazer com que esses profissionais desenvolvam as habilidades e competências específicas no exercício das funções, contribuindo para a construção de uma identidade profissional, com capacidade de utilização criativa dos conhecimentos em situações concretas enfrentadas no cotidiano profissional.

A formação também contempla a disciplina “Armamento e Tiro”, já adequando os profissionais à Instrução Normativa Nº 201-DG/PF. Portanto, aqueles que forem considerados aptos poderão portar arma de fogo, nos calibres para os quais foram habilitados. Ao final do curso, que deverá ocorrer em junho deste ano, os agentes da Guarda Civil Municipal de Linhares que concluírem a formação com aproveitamento vão receber certificação pela Acadepol/ES.

Para o secretário municipal de Segurança Pública, garantir a qualificação do efetivo é primordial, uma vez, que a Guarda Municipal está cada vez mais inserida no cenário da segurança pública.

Para o secretário municipal de Segurança Pública, garantir a qualificação do efetivo é primordial, uma vez, que a Guarda Municipal está cada vez mais inserida no cenário da segurança pública. “O programa de qualificação e aprimoramento da Guarda Municipal é fundamental para ampliar a segurança dos linharenses. As atividades aprimoram ações básicas do guarda que são empregadas no dia a dia, passando desde simples abordagens até o uso da força”, explica o Coronel Jones Mattos.

O prefeito Bruno Marianelli disse que a Guarda Civil Municipal (GM) é um dos serviços públicos mais bem avaliados pela comunidade e desejou que os agentes que participam da  formação, aproveitem ao máximo os ensinamentos e a oportunidade de qualificação profissional. “Tenho certeza que, ao final do curso, todos estarão em condições de prestar um serviço de excelência para os linharenses”, finalizou.

Participaram do reinício do curso de formação da Guarda Civil Municipal de Linhares o chefe da 16ª. delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo; Tiago Paulo Cavalcante, titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Linhares, Romel Pio de Abreu Júnior, titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic), o diretor geral  da Acadepoldelegado Robson Alves Damasceno e o presidente do Consel, Roque Felix de Barbe.