Com avanço da vacinação e queda de casos, Linhares desativa Unidade Sentinela Covid-19 do HGL

Há 20 dias Linhares não registra nenhum óbito em decorrência da Covid-19; espaço da Unidademe Sentibela será readequado para atender pacientes do pronto-socorro

A Unidade Sentinela funcionou durante quase dois anos (julho/2020 a março/2022) e atendeu, neste período, aproximadamente 130 mil pacientes, para consultas médicas, testes Covid, exames laboratoriais e de imagem, além do Hospital dia. Fotos: Secom/Prefeitura de Linhares.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a consequente queda de casos e mortes, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, desativou a Unidade Sentinela que funcionava anexo ao Hospital Geral de Linhares (HGL), a partir desta segunda-feira (4).

A Unidade Sentinela funcionou durante quase dois anos (julho/2020 a março/2022) e atendeu, neste período, aproximadamente 130 mil pacientes, para consultas médicas, testes Covid, exames laboratoriais e de imagem, além do Hospital dia.

Quanto ás internações, foram registrados mais de 1.500 pacientes. No auge da pandemia, em 2021, o HGL chegou a ter 100% de ocupação dos leitos de UTI e de Enfermaria.

Após a desativação para atender casos específicos de síndrome gripal, o espaço foi remodelado e passou a atender pacientes do Pronto Socorro Clínico do Hospital. Essa nova sistemática de atendimento possibilita separar o atendimento de urgência clinica das emergências.

Linhares não registra nenhuma morte pela doença desde o dia 15 de março, há exatos 20 dias. Além disso, devido diminuição no número de pacientes graves, foram desativados 12 leitos de UTI Covid, ficando ainda 10 leitos de UTI Covid em funcionamento no HGL.

Até o momento, o município registra 78% da população vacinada com as duas doses da vacina contra a Covid-19, e mais 34% com a terceira dose. Em relação ao público idoso (acima de 60 anos), 88% da população já está vacinada com a terceira dose. Linhares está classificada em Risco Baixo de acordo com o Mapa de Risco do Governo do Estado do Espírito Santo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, os índices são resultado do bom planejamento no combate à pandemia, ao trabalho de todos os profissionais de saúde envolvidos, à vacinação e o comprometimento da população.

“A vacinação foi o resultado obtido tanto na internação em UTI, como também na enfermaria. Mas também queremos registrar que todo o trabalho feito pelos profissionais da área de Saúde, que sempre estiveram na linha de frente, médicos, enfermeiros, técnicos, todos os colaboradores, que foi extremamente importante, e também de toda a sociedade, que entendeu a gravidade da pandemia”, afirmou.

Atendimentos passam a ser nas Unidades de Saúde

Além disso, devido diminuição no número de pacientes graves, foram desativados 12 leitos de UTI Covid, ficando ainda 10 leitos de UTI Covid em funcionamento no HGL.

A partir desta segunda-feira (4), o atendimento para síndromes gripais será em todas as Unidades de Saúde do município. O paciente deve procurar sua unidade de origem durante a semana.

As Unidades de Saúde dos Bairros Planalto, Interlagos (Caic) e Bebedouro funcionam com horário estendido de segunda a sexta-feira, sendo que as Unidades de Saude do Planalto e Bebedouro fincionam aos sábados e domingos, de 7 às 19h. Nesses dias e horários essas unidades atendem síndrome gripal e outras demandas/patologias.

O secretário municipal de Saúde ainda lembrou que a vacinação continua ocorrendo em todas as 31 salas de vacinação dos bairros e do interior e pede para que a população siga o cartão de aplicação, tomando todas as doses necessárias.

Hospital – Os leitos do Hospital Geral de Linhares específicos para Covid-19 que permanecem com ocupação mínima, também sofrerão readequações. O objetivo é preparar o Hospital para o retorno das cirurgias eletivas e internações clínicas.