Secretaria de Educação prorroga inscrições para Processo Seletivo para Assistente de Alfabetização e altera cronograma

A Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta segunda-feira, dia 28, a errata do Edital nº 14/2022 do Processo Seletivo Simplificado de Assistente de Alfabetização para atuarem no Programa Tempo de Aprender. As inscrições foram prorrogadas até às 23h59 do dia 3 de abril, devendo o candidato encaminhar a ficha preenchida para o e-mail ps.assistentedealfabetizacao@linhares.es.gov.br, assim como todos os documentos exigidos em formato PDF, JPG ou PNG. Diante a alteração, as demais datas do cronograma foram alteradas, incluindo o dia da prova.

O Programa Tempo de Aprender, tem como finalidade melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do Brasil. A seleção destina-se ao preenchimento de 24 vagas para Assistentes de Alfabetização voluntários do programa no âmbito do município de Linhares e constituição de cadastro de reserva, a serem distribuídas nas instituições públicas urbanas e do campo.

Devem ser enviados, além da ficha de inscrição devidamente preenchida, sem emendas ou rasuras, fotocópias nítidas os seguintes documentos: Carteira de Identidade (frente e verso); CPF; Comprovante de residência atualizado nos últimos 5 meses; Diploma (para candidatos graduados ou Histórico atualizado), Certificado ou histórico escolar do Ensino Médio na modalidade Magistério ou comprovante de matrícula do Instituto Federal e/ou da Universidade, quando se tratar de estudante universitário, a partir do 4º período.

Os candidatos deverão informar na Ficha de Inscrição, em campo específico, a Polo/Região de atuação pretendida. Será indeferida a inscrição do candidato que não apresentar todos os documentos exigidos como pré-requisito, comprovados em conformidade com este Edital (5.14); não apresentar a Ficha de Inscrição corretamente preenchida e assinada; e não fizer indicação correta da Polo/Região de atuação pretendida ou fizer opção por mais de uma região.

Sobre o Programa Tempo de Aprender

São princípios do Programa Tempo de Aprender, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aqueles elencados na Política Nacional de Alfabetização – PNA, instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 201, tendo como principais objetivos do Programa Tempo de Aprender, previstos no Art. 6º do Decreto:

– Elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização, da literacia e da numeracia, sobretudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de abordagens cientificamente fundamentadas;

– Contribuir para a consecução da Meta 5 do Plano Nacional de Educação, de que trata o Anexo à Lei nº 13.005, de 2014;

– Assegurar o direito à alfabetização, a fim de promover a cidadania e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país;

– Impactar positivamente a aprendizagem no decorrer de toda a trajetória educacional, em seus diferentes níveis e etapas.

Atribuições do Assistente de Alfabetização

Dentre suas atribuições estão: realizar as atividades de acompanhamento pedagógico sob a coordenação e supervisão do professor alfabetizador, conforme orientações da Secretaria de Educação e com o apoio da gestão escolar na realização de atividades, com vistas a garantir o processo de alfabetização de todos os estudantes; E cursar o treinamento on-line fornecido pelo MEC para atuar em sala de aula no âmbito do Programa Tempo de Aprender.

Deverá participar, também, do planejamento das atividades junto a Coordenação na escola; Cumprir com a carga horária de acordo com diretrizes e especificidade do Programa; Acompanhar o desempenho escolar dos estudantes, inclusive efetuando o controle da frequência; Elaborar e apresentar à coordenação, relatório dos conteúdos e atividades realizadas mensalmente;  Cumprir com responsabilidade, pontualidade e assiduidade suas obrigações junto ao Programa.

Acesse abaixo o edital, a errata e a ficha de inscrição: