Projeto “Dinheirinho no Cofrinho” ensina alunos de escola do Aviso sobre educação financeira

Para que os alunos do Ceim Aristides Pinto Caldeira, no bairro Aviso, conheçam sobre o sistema monetário e como ele é aplicado no dia a dia, está sendo desenvolvido na unidade de ensino o projeto “Dinheirinho no Cofrinho”. As atividades tiveram início nesta terça-feira, dia 22, com a presença da equipe do Sicoob Leste Capixaba que abordou diversos temas com os alunos.

As professoras das turmas de 5 anos, Nathani Uliana dos Santos e Juliana Borges Loureiro, informaram que a palestra foi ministrada de forma lúdica, com a contação de histórias, e as crianças aprenderam sobre gastos conscientes, o que é poupar e educação financeira. O momento foi conduzido pela voluntária do Instituto Sicoob, Hanny Colodetti Costalonga.

“Essa palestra veio para enriquecer o projeto com momentos que levem uma aprendizagem mais significante para as crianças e, também, para elas entenderem esses conceitos, de forma mais simples, e assim, a gente possa dar continuidade ao projeto ao longo do ano”, explicaram as professoras, contando que os alunos receberão do Sicoob um livro de histórias da “Coleção Financinhas”.

Na ocasião, os alunos receberam cofrinhos para que guardem o dinheiro da sua poupança. O projeto terá continuidade agora na sala de aula, por meio da contação de histórias e outras atividades com a temática do projeto.

A diretora Graciela Pessotti Adami disse que as famílias também estarão envolvidas na produção de quitutes a serem comercializados dentro da escola, por um preço simbólico, além da realização de dinâmicas.

“Esses momentos são de muito aprendizado para as crianças. É uma forma delas entenderem a importância do consumo consciente, e que poupar agora trará resultados no futuro. O nosso objetivo é, no final do ano, realizar a festa de formatura das turmas de 5 anos com o dinheiro poupado durante o projeto”, explicou a diretora.