Secretaria de Meio Ambiente participa de seminário sobre mudanças climáticas em Vitória

Nesta segunda (21) e terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam), por meio do Departamento de Educação Ambiental, participa o Seminário Capixaba de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos, que acontece em Vitória. O evento presencial integra a programação em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.

Abertura do Seminário Capixaba de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos, na tarde desta segunda-feira (21). Foto: Semam/PML

O encontro é voltado a autoridades e técnicos municipais, profissionais da área ambiental, estudantes, universitários, membros de comitês de bacias hidrográficas e dos conselhos ambientais, do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, de Organizações Não Governamentais, entre outros interessados pelo tema. 

“O evento reúne especialistas capixabas sobre meio ambiente, além de outros estados do Brasil e dos Estados Unidos. A iniciativa visa apontar soluções para combater as mudanças climáticas e preservar os recursos hídricos naturais”, conta a diretora do Departamento de Educação Ambiental, que participa do seminário, Aline Fernandes.

Conforme a programação, o primeiro tema abordado foi a importância do equilíbrio sócio-econômico-ambiental no combate às mudanças climáticas, sob a ministração do americano Terry Tamminen, presidente da Seventh Generation Advisors e da Alta Sea, além de ser ex-secretário de Meio Ambiente da Califórnia (EUA).

Entre os especialistas convidados ainda estão Antônio Queiroz, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); Alessandra Daibert Couri, coordenadora de Articulação para a Gestão de Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Isabela de Deus Cordeiro, promotora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo; Kelly Fabiane Santos Ricardo, especialista em agroquímica; e Diane Rangel, ex-presidente do Instituto Estadual do Ambiente do rio de Janeiro (Inea) e ex-secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo.

O seminário é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), com patrocínio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), da Suzano, da Samarco Mineração, com o apoio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

Também apoiam o evento a Companhia Espírito-Santense de Abastecimento (Cesan), a Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres), o Conselho Regional de Química do Espírito Santo, Conselho Regional de Biologia (CRBBio-02) e a Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental (Andesa).