Farmácias Básicas de Linhares possuem pontos para descarte de medicamentos vencidos

O descarte irregular pode causar sérios danos ao meio ambiente, já que o medicamentos liberam resíduos químicos que contaminam o solo, os animais, rios, nascentes, córregos e a água que bebemos

Para contribuir com os cidadãos conscientes, as 29 farmácias básicas da Prefeitura de Linhares – 16 localizadas nos bairros e outras 13 no interior – possuem pontos para o descarte de medicamentos vencidos. Fotos: Secom/Prefeitura de Linhares.

Considerado uma questão de saúde pública e ambiental, o descarte de medicamentos vencidos ou em desuso vem se tornando um grave problema para o meio ambiente. O consumidor que não sabe o que fazer com esses medicamentos acaba por descartá-los em locais inapropriados como o lixo comum, o vaso sanitário e a pia, o que desencadeia um problema ambiental.

Os medicamentos liberam resíduos químicos que contaminam o solo, os animais, rios, nascentes, córregos e a água que bebemos. Para contribuir com os cidadãos conscientes, as 29 farmácias básicas da Prefeitura de Linhares – 16 localizadas nos bairros e outras 13 no interior – possuem pontos para o descarte destes medicamentos. 

A proposta é sensibilizar os moradores de Linhares, acerca do descarte de medicamentos de forma consciente e também como uma medida de proteção ao meio ambiente. De acordo com a farmacêutica Chefe de Divisão, Andréia Néspoli Vilaça, em casa é comum as pessoas terem medicamentos para cuidar de pequenas emergências, ou até mesmo, outros que sobram depois de serem prescritos por um médico. 

“Medicamentos vencidos lançados no meio ambiente através do lixo doméstico ou rede de esgosto têm  consequências de impacto ambiental, afetando diversos ecossistemas, podendo originar danos ambientais e de saúde pública, gerando risco para crianças e pessoas carentes que possam reutilizá-los”, explica a farmacêutica.

Os medicamentos depositados nos pontos de descarte são recolhidos e levados para incineração em local apropriado que não comprometa o meio ambiente. “Basta trazer seu medicamento vencido ou inutilizado e descartá-lo no coletor. É simples, sigiloso e garantirá sua saúde e a saúde de toda a população”, destaca Andreia.

Confira 10 dicas selecionadas para o cuidado com os medicamentos:

1 – Evite a automedicação. O recomendado é sempre buscar ajuda médica;

2 – Procure não deixar o medicamento no interior do carro por muito tempo;

3 – O ideal é deixar a prescrição médica junto do medicamento, para tomar a dosagem e no horário certo;

4 – Fique atento ao prazo de validade;

5 – Não reaproveitar frascos usados para colocar outros líquidos;

6 – Mantenha o local de armazenamento sempre limpo. Escolha locais protegido de luz direta, calor e umidade. Evite armazenar em locais quentes como cozinha, banheiro e sobre geladeira;

7 – Nunca reaproveite sobras de medicamentos, em especial, os antibióticos;

8 – Mantenha os remédios longe das crianças e não descarte em lixo comum, na rua ou nos rios;

9 – Nunca utilizar medicamentos vencidos. Além de não ter o efeito esperado, ele pode agravar os possíveis efeitos colaterais que a maioria tem;

10 – Qualquer mudança no medicamento: cor, mancha ou cheiro, o recomendado é consultar um farmacêutico.