Secretaria de Saúde realiza vacinação contra a Covid-19 neste sábado (19), na Unidade Sanitária do Bairro Colina

A vacina será aplicada em adultos e crianças de 8h ao meio dia

Mais uma boa oportunidade para colocar a vacinação contra a Covid-19 em dia está sendo oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde em Linhares. Neste sábado (19), a Unidade Sanitária de Linhares (USL), no Bairro Colina, vai vacinar adultos e crianças de 8 da manhã ao meio dia.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Linhares, todas as doses vão ser oferecidas. Não é necessário fazer agendamento.

Durante a semana, a vacinação contra o coronavírus continua normalmente em Linhares. O atendimento é de segunda a sexta, de 7h30 às 16h, sem agendamento, nas 32 salas de aplicação de vacinas nos bairros e no interior do município.

Para quem não tem tempo no decorrer do dia, a Secretaria de Saúde disponibiliza três unidades de saúde com horário estendido. As unidades do Caic (Interlagos), Planalto e Bebedouro atendem até às 8 da noite, também por livre demanda, às segundas, terças e quartas.

Doses aplicadas

O número de pessoas totalmente vacinadas em Linhares nesta quinta (17), chega a 125.265, ou 77% do público-alvo de 162.296 pessoas. Estão em atraso, com a segunda dose 19.560 vacinados com a D1.

A primeira dose da vacina infantil contra a Covid-19 foi aplicada em 7.099 crianças. Em Linhares, 19.060 pequenos de 5 a 11 anos devem ser imunizados, conforme o Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde reforça a orientação aos pais e à população em geral sobre a importância do ciclo vacinal completo. Enfatiza que a segunda dose da vacina é tão importante quanto à primeira. Para que haja eficácia, o ideal é que tenha o esquema vacinal completo. É preciso estar vacinado no mínimo com as duas doses, e, depois, os reforços.

E é sempre importante destacar que os pais e/ou responsáveis devem observar os cartões de vacinação das crianças, uma vez que o intervalo de qualquer vacina de rotina tem que obedecer 15 dias para vacinação contra a Covid-19.  Se a criança tiver sintomas gripais, é necessário aguardar 30 dias, após o início dos sintomas, para receber o imunizante.