Ceim Enock de Freitas recebe foto e biografia da família do comerciante homenageado com o nome da escola

O Centro Municipal de Educação Infantil Enock de Freitas, no bairro Juparanã, recebeu esse nome em homenagem a um dos primeiros moradores de Linhares. A família do senhor Enock presenteou a escola nesta quarta-feira, dia 16, com uma moldura com foto e biografia do comerciante que foi instalada no corredor de entrada da escola.

Fotos: SECOM/Felipe Reis

A diretora Jucilene Fasolo Araujo comentou que o material exposto é um excelente recurso para ser apresentado e trabalhado com as 313 crianças matriculadas, para que elas vejam e conheçam, parte da história da unidade de ensino.

“Para nós enquanto educadores é importante que os alunos conheçam a identidade da escola onde elas estudam. Ter essa moldura exposta facilita também o trabalho do professor ao explicar para criança quem foi o senhor Enock e a origem do nome da escola”, explicou a diretora.

A filha do saudoso Enock de Freitas, a professora aposentada Mirian de Freitas Buffon, de 56 anos, que, inclusive, lecionou na escola por mais de 20 anos, foi quem providenciou a moldura e presenteou a escola. A professora Fabiula Resende, que aposentou no dia 1º de março deste ano, também foi importante nessa iniciativa.

“Fui professora aqui por muitos anos e digo que essa escola é minha vida. Foi uma alegria muito grande me aposentar em uma escola que recebe o nome do meu pai. Esse momento é uma honra para mim e de felicidade para nossa família”, disse Mirian.

Quem foi Enock de Freitas?

Enock de Freitas nasceu em Aracruz no dia 9 de março de 1921. Veio para Linhares em 1945, fazendo parte dos primeiros moradores da cidade. Casou-se com Arlinda Lopes de Freitas, com quem teve 15 filhos.

Foi um dos primeiros comerciantes, vendendo bicicletas. Foi, ainda, fundador do Industrial Esporte Clube, que teve história marcada na cidade.