Animação e alegria marcam a retomada das aulas presenciais do Preci nas escolas municipais
O clima de animação e alegria tomou conta dos alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Auto Guimarães, no bairro Shell, durante a retomada das aulas presenciais do Programa de Resistência e Cidadania (Preci), na manhã desta terça-feira (8).

Quem ficou muito feliz com o retorno das aulas foi Ana Júlia da Silva Santos, de 10 anos, que logo no primeiro encontro já aprendeu a lição de dizer não às drogas. “É um programa muito importante que nos ajuda a ficar longe das drogas, pois ele trabalha com a prevenção. Além disso, aprendemos novas atitudes que nos ensinam a sermos melhores dentro da sala de aula, em casa com a família e no trânsito”, comentou a aluna.

“A retomada das aulas presenciais é muito importante, porque ela nos proporciona maior interação com os alunos, o que influencia diretamente no aprendizado. É um momento muito especial poder reencontrar com esses alunos na sala de aula e contribuir com a educação dos mesmos, para que no futuro trilhem o caminho do bem”, afirmou a coordenadora do Preci, Jaciane Légora.
Ao longo desta semana, as equipes do Preci visitarão as demais escolas contempladas com o programa. As aulas têm início sempre a partir das 7h50min com duração de 50 minutos cada.
Os encontros do Preci são marcados por aulas teóricas e práticas, além de tarefas em casa, com o apoio das famílias, e uma redação final para que possam expressar de forma escrita sobre suas experiências e sobre o aprendizado adquirido junto ao Programa. Além das aulas, são ministradas palestras por especialistas, tanto para os alunos como para os familiares durante todo o período do curso.
No primeiro semestre de 2022, as aulas do Preci vão atender mais de 500 alunos do 5º ano de 7 (sete) escolas públicas de Linhares, da sede do município. São elas: EMEF’s Auto Guimarães (Shell); Roberto Moreira (Araçá); Luiz de Camões (Conceição); Prefeito Roberto Calmon (Aviso); além das EMEF’s Antônio Fernandes de Almeida, Professora Maria Aparecida Lavagnoli e Maria da Penha Pazito Ventura, no bairro Interlagos.
O Preci
O Preci foi criado em 2018 pela gestão do prefeito Guerino Zanon com o objetivo de fortalecer e ampliar a política educacional. “Desde 2018, formamos mais de 3 mil alunos da nossa rede municipal de ensino. Retornar com as atividades presenciais do programa é um momento muito especial, pois se trata de uma iniciativa que traz importantes lições para o desenvolvimento destes alunos como cidadãos de bem”, destacou o prefeito.
Relação de escolas que irão participar do Preci no primeiro semestre:
EMEF Antonio Fernandes de Almeida
EMEF Mª Aparecida Lavagnoli
EMEF Auto Guimarães
EMEF Roberto Moreira
EMEF Luiz de Camões
EMEF Prefeito Roberto Calmon
EMEF Professora Maria da Penha Pazito Ventura