Professora de escola do Interlagos está na semifinal do Prêmio Professor Transformador

O projeto “A leitura é uma porta aberta para novas descobertas” da professora Fabiana Honorato, da Emef Antônio Fernandes de Almeida, no bairro Interlagos, mais uma vez ganha destaque nacional. A professora está na semifinal da 2ª edição do Prêmio Professor Transformador. O projeto inscrito foi desenvolvido durante a pandemia para aprimorar e despertar nos alunos do 3º ano o prazer pela leitura e escrita no ciclo de alfabetização.

Professora Fabiana Honorato, da “Emef Antônio Fernandes de Almeida”, localizada no bairro Interlagos,

O projeto foi idealizado para ser desenvolvido de forma presencial, mas ganhou um novo formato em decorrência da Covid-19, sem perder sua essência, devido às mudanças ocorridas na modalidade de ensino que passou a ser remota, na ocasião. Fabiana enviava os materiais aos alunos via WhatsApp e, também, junto às Atividades Pedagógicas Não-presenciais (APNP’s), contemplando todos os conteúdos, porém, sentiu a necessidade de se aproximar mais. Foi a partir daí que surgiu a ideia de fazer videochamadas para conversar com os alunos para que pudessem se ver e interagir uns com os outros.

Fabiana passou para a segunda etapa do Prêmio Professor Transformador, recebendo um selo de professor transformador, assim como a diretora da escola, Eliana Francisca dos Santos. Agora, disputa a semifinal entre os 350 professores do Brasil.

“Apesar de ainda não ter caído a ficha que estamos na semifinal, a sensação é de dever cumprido e de satisfação por saber que o projeto está disponível na plataforma para o professor que sentir o desejo de desenvolver na escola, porque sua execução é totalmente viável. Agradeço também a diretora Eliana que é uma grande incentivadora”, comentou Fabiana, informando que um vídeo sobre o projeto foi gravado e está disponível na plataforma do YouTube, no link https://youtu.be/zIQjsJjjUUw.

A professora explica que as turmas foram divididas em grupos, momento em que foi identificado que os alunos tinham dificuldades na leitura e na produção textual, iniciando assim as videochamadas, promovendo rodas de leitura sobre o livro escolhido, tirando dúvidas, interagindo com a família. Os pais iam até à escola buscar os exemplares que após serem utilizados eram higienizados e ficavam em quarentena na unidade de ensino até o período seguro para retirada dos títulos por outro grupo.

Fabiana conta, também, que apesar de todas as adversidades, em decorrência da pandemia, as produções dos alunos começaram a evoluir gradativamente, e a participação dos pais foi muito importante nesse processo, que abrangeu, em seguida, as disciplinas de Ciências, Matemática, Geografia e Língua Portuguesa.

A diretora Eliana Francisca dos Santos comentou sobre a alegria em presenciar um professor fazendo tanta diferença na educação. “É gratificante saber que temos professores que fazem a diferença na educação. Receber o reconhecimento como um profissional transformador no nosso país é motivo de muito orgulho”, disse a diretora.

O projeto “A leitura é uma porta aberta para novas descobertas” foi finalizado no dia 19 de dezembro de 2020 com a entrega de todas as APNP’s e a criação de um portfólio com os relatos dos alunos e dos pais que foi digitado e transformado em um livro. Nesse relato eles descreveram o que acharam do projeto e de que forma contribuiu para o crescimento educacional de cada um.

“Quando as pessoas têm o desejo e a competência para realizar, são nesses momentos de maiores dificuldades e de crises que, na grande maioria das vezes, surgem excelentes projetos. A professora Fabiana é mais um exemplo de profissional que enfrentou grandes desafios, como os demais professores, mas que conseguiu criar novas oportunidades e se destacar, fazendo a diferença. Estamos na torcida pelo primeiro lugar”, frisou a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

O que é o prêmio?

O Prêmio Professor Transformador é desenvolvido pelo Instituto Significare, em parceria com a Base2edu e a Bett Brasil. Tem por objetivo principal identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras de professores que, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), expressam inovação educacional, a partir dos seguintes critérios: impacto, contextualização, eficiência, aplicabilidade, engajamento, intencionalidade, interdisciplinaridade, inter-relacionamento e inclusão.

Contempla quatro níveis de ensino básico: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.